12/04/2011 12h40 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Estudo visa melhorar qualidade de vida dos pequenos produtores de leite

Produção de leite e a saúde do gado leiteiro são o foco do estudo realizado por Dirlei Molinari Donatele, professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/Ufes). A pesquisa, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), visa a elevar a qualidade de produção do pequeno produtor leiteiro do município de Alegre, por meio da implementação das boas práticas agropecuárias e do programa de controle da mastite, uma inflamação da glândula mamária que reduz a capacidade produtiva.

O professor conta que por meio do financiamento da Fapes foi possível equipar o Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal do CCA/Ufes, do qual é responsável, aumentando a capacidade para o desenvolvimento dos projetos.

O trabalho teve início com o diagnóstico das doenças que prejudicam a produção leiteira na região e seguiu nas propriedades, onde se detectou que a mão de obra é pouco qualificada. “Os pequenos produtores estão felizes em participar do projeto, pois almejam adquirir novos conhecimentos para melhoria da produtividade e da qualidade do leite”, relata o pesquisador.

Por meio do diagnóstico, a equipe constatou ainda que existe uma alta prevalência de mastite e que as ações de medidas de prevenção e de controle desta doença é inadequada, pois é alta a resistência aos antimicrobianos.

Dirlei Donatele ressalta ainda que “a parceria com a Fapes permite que a equipe realize ações em campo com os produtores, difundindo os conhecimentos gerados pela pesquisa, promovendo a adoção das boas práticas agropecuárias nas propriedades”. A expectativa é de aumentar a qualidade do leite e de seus subprodutos e melhorar a qualidade de vida e financeira do produtor, visto que diminuirão os gastos com medicações, além de expandir o projeto para os outros municípios do Sul do Estado.

Informações à Imprensa:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES
Ana Luiza Freitas
27 3322 – 4958 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard