15/10/2012 12h42 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Estudantes irão apresentar projeto de recuperação do manguezal na 9ª Semana de Ciência e Tecnologia

Um projeto que visa a recuperação das áreas de mangue no município de Vitória está aproximando alunos da rede pública estadual de laboratórios, ciência e pesquisa.

Denominado ‘Monitoramento e recuperação das áreas degradadas de manguezal do município de Vitória-ES’, o projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr).

O estudo estará na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, entre os dias 17 e 19 de outubro, na Praça do Papa.
Durante a Feira, os alunos que participaram do projeto irão apresentar os resultados obtidos. A pesquisa tem como objetivo estudar os fatores responsáveis pela degradação de manguezais em áreas limítrofes da orla de Vitória, além de estabelecer uma tecnologia inovadora de produção de mudas de mangue.

Neste projeto foram concedidas cinco bolsas de Iniciação Científica Jr. para alunos do ensino médio da Escola Estadual Geraldo Costa Alves e uma bolsa de monitoria para um aluno de graduação. Além disso, foi concedido um auxílio financeiro no valor de R$ 5.000,00 reais para o custeio de itens necessários para o desenvolvimento do projeto.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Leonardo Dobbs, as mudas produzidas já vêm sendo utilizadas para recuperação e enriquecimento de áreas do ecossistema manguezal, que vem sofrendo impactos antrópicos.

Os alunos coletaram amostras e sedimentos de água e demais áreas de mangue com intuito de verificar os motivos que estão levando os manguezais à morte, e também estudaram a estrutura vegetal dos manguezais, para auxiliar na identificação da qualidade da floresta de mangue.

9º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

O objetivo deste evento, que traz como tema este ano ‘Sustentabilidade, Economia verde e Erradicação da Pobreza’ é popularizar a ciência e fomentar o desenvolvimento da tecnologia e inovação, além de ressaltar a importância do setor para o desenvolvimento do País, e principalmente, para a vida de cada cidadão do Espírito Santo.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
3636 1853 - 9900 3774