15/03/2013 11h20 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Estudantes do NossaBolsa terão passe escolar gratuito no Sistema Transcol

A partir de agora os bolsistas do Programa NossaBolsa passam a ter direito ao passe escolar gratuito nos coletivos do Sistema Transcol na Grande Vitória. A aula inaugural para os mais de dois mil estudantes beneficiados pelo programa em todo o Espírito Santo foi realizada nesta quinta-feira (14) em Vitória, no Centro de Convenções de Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, que homenageou o aluno primeiro colocado na seleção do programa.

O Governo comemora o sucesso do programa, pontua o governador Renato Casagrande. “Com o desempenho dos nossos filhos e filhas resultando no ingresso em um curso superior a felicidade e orgulho da família é ainda maior do que a dos nossos alunos. O ensino é fundamental para o crescimento dos capixabas, a competitividade aumenta e o Estado cresce”.

O governador destaca que a educação é uma ferramenta de inclusão no crescimento do Estado “Investir na educação traz a segurança de que os esforços do Governo vão gerar resultados positivos para o Espírito Santo. Queremos cada vez mais que as pessoas tenham oportunidade para crescer”. Casagrande também entregou uma placa em homenagem ao bolsista que ficou em primeiro lugar na lista de seleção do programa NossaBolsa de 2013, Eduardo Antônio Bicalho Scalzer.

Em 2013, o Governo do Espírito Santo vai investir R$ 11.658.643,52, com a oferta de 2.018 vagas distribuídas em 44 cursos de nível superior, de 35 instituições de ensino particular, atendendo alunos de 76 municípios capixabas. A iniciativa tem por objetivo capacitar e qualificar os estudantes com vistas a uma melhor inserção futura no mercado de trabalho.

Para o estudante Eduardo Delfino Botacim selecionado no Edital do NossaBolsa, programa desenvolvido pela Fapes, com uma bolsa para o curso de engenharia civil, essa foi uma oportunidade decisiva na sua vida “O NossaBolsa veio como algo transformador em minha caminhada, pois me possibilitará estudar em uma ótima faculdade e fazer o curso dos meus sonhos. Sou filho de agricultor e doméstica, tendo a impossibilidade de cursar em uma instituição de ensino privada, possui custos bem acima do considerado tolerante para a renda de minha família”.
O evento

Além do governador participou da solenidade o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, o de Assistência Social e Direitos Humanos Helder Salomão além do deputado Josias Da Vitória, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, e ainda o diretor presidente do Sinepe-ES, Padre João Batista Gomes de Lima.

O bolsista de direito Fabio Nunes da Silva falou em nome dos novos estudantes beneficiados pelo Programa NossaBolsa, na aula inaugural. “Fiquei muito grato de representar os estudantes e feliz por passar nosso sentimento de felicidade e agradecimento pela oportunidade que o governador criou, com ela vou poder progredir e garantir um futuro e ajudar minha família.”

O diretor presidente da Fapes Anilton Salles Garcia parabenizou os alunos pela superação e destacou que “ao decidirem por um curso superior vocês acabam de escolher um caminho pouco percorrido e isso certamente fará toda a diferença nas vidas de vocês. Essa decisão representa um grande empreendimento de vida e uma grande realização para todos vocês”. Ainda segundo Anilton, a preocupação do Governo com a manutenção dos alunos é tal que a partir de agora os bolsistas do Programa NossaBolsa passam a ter direito ao passe escolar gratuito nos coletivos do Sistema Transcol na Grande Vitória.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, fala que o investimento é para criar oportunidades para nossos jovens capixabas e para todo o Espírito Santo “O ensino é a base de tudo que se constrói, essa é a oportunidade da vida de vocês. O programa do Governo pensa no futuro e o futuro são vocês.” Ainda destacou o novo programa do Governo de ensino a distância, que vai atender 11 municípios e oferecer 1.500 vagas, com 33 tutores.

NossaBolsa

O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo que concede bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino localizadas no Espírito Santo.

A seleção dos estudantes é baseada nos seguintes critérios: o aluno deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda per capita familiar inferior a três salários mínimos.

Em 2012, o NossaBolsa beneficiou 1.234 estudantes, em cursos de todas as áreas de conhecimento de 34 instituições de ensino.

O NossaBolsa é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti).

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna