11/12/2012 13h35 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Estudantes da rede pública apresentam projetos de pesquisa

Mais 60 alunos da rede pública estadual apresentaram nessa segunda-feira (10) os seus projetos desenvolvidos por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

Ao todo, mais de 300 estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública no Espírito Santo apresentaram seus projetos de pesquisa nos Seminários de Avaliação Final do Programa de Iniciação Científica Júnior, realizados em Colatina, São Mateus, Vitória e Alegre.

Os jovens pesquisadores de diversas regiões do Estado receberam uma bolsa mensal para participar de um dos 55 projetos aprovados no edital 11/2011 e expuseram o resultado das pesquisas que realizaram no ano de 2011 e 2012.

O programa busca, por meio de apoio a projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica, orientar os alunos despertando vocações e incentivando talentos potenciais na busca de recursos humanos de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

Os bolsistas pesquisaram nas mais diversas áreas: alguns estudaram os métodos de extração do DNA, outros a aplicação de compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos e agroindustriais, e também a destinação adequada de pilhas e baterias, com as implicações do descarte incorreto para o meio ambiente.

O Programa de Iniciação Científica Júnior é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard