Alunos da rede pública participantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PICJr) apresentaram, nesta quinta-feira (1º), os projetos que desenvolveram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
O PICJr é uma iniciativa que busca despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar potenciais talentos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. Ao todo, seis projetos foram apresentados.
Os trabalhos foram desenvolvidos por jovens do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública de ensino. Os alunos foram orientados por monitores e coordenados por professores pesquisadores de instituições de ensino superior ou de pesquisa do Espírito Santo.
Alixelhe Pacheco Damacena, 16 anos, é uma das bolsistas do PICJr. A aluna está no terceiro ano do ensino médio e participou do projeto “Estudo Experimental de Propriedades de Matéria”. Alixelhe contou que participar da pesquisa a fez compreender melhor as matérias em sala de aula e despertou o interesse por novas descobertas.
“Todo o nosso projeto foi realizado nos laboratórios da Universidade Federal do Espírito Santo aqui de Alegre. Foi legal entender de verdade a química e física, porque em sala são coisas muito teóricas e difíceis. Já nos laboratórios, a professora e os monitores explicam tudo e fica muito mais fácil aprender. Eu gostei de fazer parte do PICJr e quero fazer parte de outros projetos de pesquisa”, enfatizou.
A gerente do programa, Rosa Maria Azevedo, destacou o crescimento do PICJr e a importância dele na formação dos jovens. “Diversos alunos, por meio deste programa, compreendem melhor o que é ciência e tecnologia, e se identificam com esta área. Nós vemos o sucesso que esse programa é, tanto na quantidade de inscrições submetidas aos nossos editais, quanto no número de diversos ex-bolsistas que agora fazem mestrado e pesquisa nas universidades”, disse a gerente do programa.
O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior é desenvolvido pela Fapes com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um novo edital será lançado ainda este ano.
“Este é um programa de grande importância na formação dos jovens capixabas, e nós da Fapes ficamos satisfeitos pelo grande apoio que recebemos das instituições de ensino, professores e monitores que acompanham os nossos bolsistas. A cada edital lançado e a cada projeto concluído, vemos que o investimento do Governo está sendo muito bem empregado”, concluiu Rosa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br