05/11/2012 13h25 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Estado Presente: Fapes irá realizar workshop sobre Pesquisa na Área de Segurança Pública

O Governo do Estado tem integrado esforços de diversas secretarias para intensificar ações que proporcionem mais segurança à população do Estado. E uma das principais ações é o Programa Estado Presente, que leva às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade.

Nesta sexta-feira (09), secretários e pesquisadores se reunirão para discutir novas maneiras de reduzir os índices de criminalidade. O encontro integra as ações do Governo pela promoção da segurança e também a divulgação do edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) voltado à pesquisa para prevenção, proteção e defesa social.

Participarão do evento o Secretário de Estado de Justiça e Ações Estratégicas, André Garcia, que falará sobre o Programa Estado Presente, o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, que fará um panorama sobre a segurança no Estado, entre outras autoridades.

A diretora técnico-científica da Fapes, Valéria Fagundes, apresentará o edital de Políticas e Práticas para Prevenção, Proteção e Defesa Social. O assessor especial Gustavo Debortoli, da Secretaria de Estado de Ações Estratégicas, fará uma palestra abordando a ‘Violência e Criminalidade no Espírito Santo’.

A intenção do encontro é promover um debate e concentrar esforços de todas as secretarias e Instituições de ensino e pesquisa pela segurança dos capixabas.

Edital Fapes
O edital da Fapes irá selecionar propostas de projetos integrados de pesquisa ou desenvolvimento sobre políticas, ações, práticas e produtos relacionados à prevenção, proteção e defesa social no Estado do Espírito Santo, de modo a abordar métodos, técnicas e ferramentas de auxílio ao policiamento preventivo, práticas e políticas de reinserção social, redução de reincidências criminais e redução da violência e criminalidade.

As áreas a serem pesquisadas estão localizadas nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), com prioridade para os aglomerados do Programa Estado Presente, considerados de grande vulnerabilidade social e com altos índices de violência e criminalidade.

Os pesquisadores deverão trabalhar em torno de um dos seguintes temas: Violência e Criminalidade Letal; Juventude, Violência e Tráfico de Drogas; Violência e Relações de Gênero; A região do Bairro da Penha no contexto da segurança pública em Vitória; Reincidência criminal e ressocialização; Meios de comunicação e sua influência na sensação de segurança e Medida da efetividade da atuação policial preventiva.

Estado Presente
A consolidação da redução da violência e da criminalidade se coloca como um dos principais desafios da atual administração. Nesse sentido, foi criado o Programa Estado Presente, sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas para, em parceria com as outras secretarias estaduais, municípios, ONGs e iniciativa privada, levar ações de cidadania e de combate à violência e à criminalidade às comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social. Os primeiros resultados após a implantação do Programa revelaram-se altamente satisfatórios. Na comparação com 2010, houve uma redução de 8,2% na taxa de homicídios.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Tel.: (27) 3636 1853 - 9900 3774