15/09/2010 07h25 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Espírito Santo adere a programas de pesquisas sobre Agrobiodiversidade e sustentabilidade da agropecuária nacional

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), aderiu a dois importantes editais para o fomento da pesquisa no Estado. As adesões permitirão incentivar as pesquisas sobre biodiversidade, através dos programas REPENSA (Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária) e através do Programa SISBIOTA-BRASIL.

O objetivo do Programa REPENSA é selecionar propostas para apoio financeiro a projetos em redes que visem contribuir significativamente para o avanço da sustentabilidade da agropecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa estruturada em ampla articulação e integração de ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para estimular e fomentar pesquisas sobre o estado de conhecimento; ameaças e oportunidades para o avanço continuado da sustentabilidade, dentre outros.

Os projetos terão o valor máximo de financiamento de acordo com um dos seguintes temas: projetos para a constituição, implantação e gestão de redes, sem fomento a projetos científicos ou tecnológicos serão apoiados com recursos de até R$ 150 mil; projetos aprovados para ampliação e consolidação de redes já existentes e que já contam com financiamento do CNPq ou de qualquer outra receberá apoio até R$ 400 mil; já para a criação de redes regionais, por produto e por tema específico ou redes de estudos avançados de caráter estratégico não experimental para estudos de modelos e cenários receberá até R$ 600 mil; e para a Criação de redes que envolvam pesquisas, desenvolvimento, inovação e transferências de tecnologias e temas estratégicos bem fundamentadas e de abrangência nacional, cada projeto poderá receber até R$ 1 milhão.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas , até o dia 30 de setembro.

O Programa SISBIOTA-BRASIL disponibiliza R$ 51,7 milhões para pesquisas em rede sobre a biodiversidade brasileira.

A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais , dentre estas a Fapes.

O Edital conjunto tem por objetivo selecionar projetos no âmbito do Programa SISBIOTA-Brasil (Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade), que visa fomentar a pesquisa científica para ampliação da competência nacional sobre o conhecimento da biodiversidade brasileira e melhorar a capacidade preditiva de respostas às mudanças ambientais e de uso da terra.

As propostas que irão compor o 1º Edital do SISBIOTA- Brasil deverão contribuir para agregar instituições, pesquisadores e outros atores da sociedade, ampliar recursos e estabelecer um novo patamar para as pesquisas em biodiversidade; ampliar a capacidade analítica sobre a biodiversidade em gradientes de intensidade de uso da terra; avaliar a eficácia das políticas públicas e estratégias de conservação; desenvolver ações sinérgicas e complementares às iniciativas de fomento a pesquisas já existentes na esfera federal, estadual e internacional; fortalecer os cursos de pós-graduação de áreas relacionadas à biodiversidade; e contribuir para a disseminação do conhecimento sobre este importante patrimônio nacional.

O Edital investirá o valor global estimado de até R$ 51.7 milhões para alocação em capital, custeio e bolsas, com prazo máximo de execução estabelecido em 36 meses. As propostas intermediadas pela FAPES terão o valor máximo de R$ 500 mil.

O formulário de propostas, acompanhado de arquivo contendo o projeto, deve ser encaminhado ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 18 de outubro de 2010.

Acesse na íntegra o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/047.htm

Assessoria de Comunicação SECT