01/06/2012 13h27 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Enem é pré-requisito para seleção no Programa NossaBolsa

O Programa NossaBolsa, do Governo do Espírito Santo, que oferta bolsas de graduação em faculdades particulares a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública estadual abrirá inscrições em dezembro.

Mas, os interessados em concorrer a uma das bolsas que serão ofertadas devem estar atentos ao prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que termina no dia 15 de junho. Anilton Salles Garcia, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), responsável pelo Programa, explica que a nota obtida no Enem é um método de classificação dos bolsistas.

“O aluno que quiser participar do edital de seleção do Programa NossaBolsa deve atender aos critérios de seleção, como residir e ter cursado todo o ensino médio na rede pública do Estado, não possuir diploma de graduação e ter renda per capita familiar inferior a três salários mínimos. Já o Enem é requerido, pois a classificação dos alunos se dá a partir da nota obtida no exame”, disse o diretor-presidente.

Anilton lembra ainda que o Programa NossaBolsa não é voltado apenas para alunos que estão cursando o terceiro ano da rede pública no Espírito Santo.

“Também pode participar do processo de seleção do Programa NossaBolsa qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pelo sistema público, se encaixe em todos os critérios de seleção e realize o Enem. Nós já tivemos casos de estudantes que estavam arcando com os custos numa faculdade privada, fizeram o Enem, conseguiram uma boa pontuação e se tornaram bolsistas do Programa. Esta é uma oportunidade oferecida pelo Governo do Estado que propicia a mudança da vida dos beneficiados.”

O Programa NossaBolsa

No edital para ingresso no ano letivo 2012, o Governo do Estado investiu R$ 6,5 milhões em 1.234 bolsas de estudos para 47 cursos de nível superior. Ao todo, 20.334 alunos se inscreveram.

O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que fornece bolsas de graduação em faculdades privadas do Estado a alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos. Criado em 2006, o programa já atendeu a quase sete mil alunos em todo o Estado.

O Programa, gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), tem os seguintes critérios de seleção: o aluno deve ter cursado o ensino médio em escola pública no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda familiar.

Assessoria de Comunicação/Fapes
3636 1853 - 9900 3774