Encontro discutiu o levantamento realizado pela Ditec sobre o panorama atual dos programas de pós-graduação capixabas.
A equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) recebeu mais de sessenta representantes de programas de pós-graduação durante encontro para aproximar a gestão do órgão e discutir a situação atual da ciência no Estado. O evento foi realizado na tarde da última sexta-feira (13), no auditório do Detran, localizado no Edifício América Centro Empresarial, em Vitória.
Durante a reunião, a equipe da Fapes fez a apresentação das definições do planejamento estratégico da Fundação, além dos editais que estão abertos e a previsão das próximas chamadas a serem lançadas.
“Queremos fazer os investimentos, o fomento à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a capacitação e a divulgação científica de uma maneira mais coerente com a realidade dos programas de pós-graduação”, afirmou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.
Também foi discutido o levantamento realizado pela Diretoria Técnico-Científica (Ditec) acerca do panorama atual dos programas de pós-graduação capixabas. Por fim, os coordenadores puderam levantar discussões e apontar demandas.
Para a diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena, essa reunião foi de grande importância para integrar a Fundação e os representantes dos programas. “Nosso objetivo é fazer a aproximação com os coordenadores para podermos acertar mais nas nossas chamadas públicas e definir os editais que são prioritários neste momento”, declarou a diretora.
Segundo Denise de Sena, a Fapes está interessada em direcionar o fomento, a partir dos editais lançados, para realmente auxiliar os programas de pós-graduação. “O objetivo é manter o ecossistema de pós-graduação no Estado e, para que isso aconteça, precisamos trabalhar junto aos pesquisadores”.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br