11/11/2013 21h03 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Encontro internacional de História tem apoio da Fapes

O ‘Encontro Internacional de História UFES - PARIS-EST Memórias, Traumas e Rupturas’, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), será realizado de 11 a 14 deste mês, com a participação de pesquisadores capixabas e franceses. O evento será no auditório (ICII) do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo.

O objetivo do encontro é discutir a memória de traumas e rupturas na História, problematizando a análise historiográfica do ponto de vista teórico. O tema foi escolhido pelo Laboratório de História, Poder e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), principalmente porque o Brasil discute este ano a abertura dos arquivos da Ditadura Militar (instalada no país a partir de 1964).

Por meio de convênio com a Université Paris Est, quatro profissionais da instituição francesa participarão do Encontro. A parceria nasceu por meio do Edital da Fapes de apoio à Estágio Técnico Cientifico, que em 2012 possibilitou à pesquisadora Adriana Pereira Campos, professora da Ufes e também membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas Aplicadas da Fapes, a permanência por dois meses na França concluindo a pesquisa, que vai ser apresentada no Encontro.

Durante sua visita à França, a docente do PPGHis teve sua investigação supervisionada por Frédéric Moret e participou das atividades do Laboratoire de Analyses Comparées des Povoir da Université Paris Est.

A pesquisadora e também coordenadora geral do encontro internacional destaca a importância da Fapes para o desenvolvimento da pesquisa no Espírito Santo. “O evento mostra que é fundamental refletir teoricamente sobre a construção dessas memórias a partir dos documentos e testemunhos tal como realiza o historiador. A expectativa é que o encontro internacionalize a pesquisa no Estado e isso é possível graças ao apoio da Fapes, que vem possibilitando a realização de grupos de pesquisa consolidados no Espírito Santo, permitindo a realização de pesquisas de alto nível, visitas e estágios técnicos a núcleos de excelência em todo o mundo”.

O Laboratório de História, “Poder e Cotidiano” recebe financiamento da Fapes aos seus projetos desde o Edital FAPES N.01 do ano de 2005, apresentando significativos resultados. Congrega ainda duas pesquisadoras e bolsistas de doutorado da Fapes, Katia Sausen da Mota e Karulliny Silverol Viana. As doutorandas e também coordenadoras do evento, destacaram que as parcerias internacionais são fundamentais para colocar as pesquisas capixabas no mapa, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna