30/05/2011 14h43 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Empresa desenvolve programa de segurança elétrica com apoio da Fapes

A empresa capixaba Imatic, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) desenvolveu um programa, único no mercado: o Termotrafo, utilizado para verificação termográfica do sistema eletro energético. O projeto foi planejado pelo engenheiro eletricista Dárcio Stheling, para aprimorar e agilizar a manutenção de redes de energia elétrica.

Segundo o engenheiro, as empresas que prestam este serviço em toda a América Latina realizam a inspeção dos fios, postes e transformadores manualmente, com um inspetor portando uma câmera termográfica naqueles locais que apresentam riscos. Por ser um processo muito lento, na Grande Vitória, por exemplo, só é possível verificar cada ponto duas vezes ao ano.

O método planejado pela equipe conta com câmeras que medem a temperatura dos objetos, GPS e inteligência artificial, o que agiliza o processo e, se utilizado, permitiria que a verificação da rede da Grande Vitória fosse realizada até quatro vezes ao ano. Além disso, é possível criar um banco de dados de todos os locais verificados, inclusive os que não apresentavam riscos estruturais.

“As empresas prestadoras têm a obrigação de garantir a qualidade do serviço. Esse sistema vai dar mais segurança na estrutura física e prevenir problemas de transmissão, que causam queda de energia”, explica Dárcio.

A parceria com a Fapes permitiu a empresa contratar mão de obra para o desenvolvimento do software, realizar treinamento da equipe e visitar diversas distribuidoras de energia para constatar os problemas técnicos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da FAPES
Ana Luiza Freitas
Tel.: 27 3636-1853 - 27 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard