23/11/2013 11h17 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Emescam realiza Jornada de Iniciação Científica com apoio da Fapes

Com objetivo de incentivar o crescimento de jovens bolsistas e voluntários de iniciação científica, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), apoia o evento Jornada de Iniciação Científica 2013, que teve inicio nessa quinta (21) e termina neste sábado (23), na Emescam.

O Evento conta com apresentações orais e pôsteres nos quais os bolsistas e voluntários apresentarão os resultados de seus projetos, discutirão suas descobertas científicas e serão avaliados por pesquisadores da Emescam e de outras instituições, além de um pré-evento com docentes para nomear os principais problemas e metas de pesquisa em saúde no Hospital Santa Casa de Vitória, três palestras, três mesas redondas simultâneas e a divulgação de quatro experiências de sucesso de integração de pesquisa básica e clínica.

O destaque do evento fica por conta da participação de pesquisadores com ampla experiência na condução de pesquisa básica em interface com pesquisa clínica, provando que é possível realizar no Espírito Santo pesquisas na área de saúde que valorizem essa abordagem. Contará também com um prêmio para o melhor trabalho de Iniciação Científica.

A organizadora do evento e doutora em Ciências Biológicas em Genética pela Universidade de São Paulo (USP), Flávia Imbroisi Valle Errera, relata a importância desse acontecimento para o Estado do Espírito Santo “Os resultados em ciência, tecnologia e inovação obtidos pelas Instituições, inclusive pela Emescam, tem contribuído para a melhoria da assistência á saúde no nosso Estado, promovendo melhor atendimento aos pacientes, rapidez no diagnóstico, redução dos custos e aperfeiçoamento da gestão”, com isso o Estado será destaque no fomento à produção de conhecimento científico, tecnológico e difusão científica, principalmente na formação de jovens médicos ou cientistas.

A Fapes além de apoiar o evento diretamente pelo Edital de Organização de Eventos Técnico-Científicos e de Inovação, também financiou 63 bolsas de Iniciação Cientifica na Emescam, sendo que 34 dessas bolsas foram concedidas durante o ano de 2013, mostrando a evolução do investimento do governo em pesquisa no Espírito Santo.

Sobre a importância da Fapes no processo de capacitação e formação de recursos humanos qualificados para o estado, a pesquisadora destaca: “A Fapes financia por meio de seus editais vários projetos de professores da Emescam e é a principal agência financiadora do nosso Programa Institucional de Iniciação Científica. Dessa forma, neste momento de divulgar o resultado dos trabalhos de iniciação científica e reunir especialistas para falarem para os alunos de temas atuais na pesquisa em saúde, esse apoio foi indispensável para concretizar o evento”.

Henrique Cezare Pontini de Castro Alvares, bolsista de Iniciação Científica da Fapes, fala sobre a importância e incentivo que a Fapes proporciona para ele: “A bolsa que a Fapes concede aos alunos de graduação estimula a gente a procurar por novos estudos, assim agregamos conhecimento para no futuro ser o melhor profissional, sem contar que vamos gerar novos dados e pesquisas para os próximos estudiosos.” conclui

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes

Mariana de Araujo Santanna

Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 – 1853

comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard