13/02/2014 15h40 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Edital PPE de Gerenciamento Costeiro terá realização de Workshop e prazo de submissão prorrogado

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) prorroga o prazo limite de submissão do Edital Fapes nº 14/2013 de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais com o tema: Subsídios para o Gerenciamento Costeiro do Espírito Santo, para o dia 31 de março. Outra ação que envolve o edital é um Workshop que será realizado na próxima segunda (17).

O evento visa criar uma mesa redonda que resulte em debates para melhor entendimento dos desafios e perspectivas do uso sustentável do uso do litoral do ES, apresentação e esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre o edital, contribuindo para que maior número de projetos sejam apresentados. A importância do edital e do Workshop se deve, já que ainda se conhece pouco a respeito do ambiente costeiro capixaba, inclusive sobre sua composição e distribuição de espécies, reunir informações que, em alguns casos, encontram-se fragmentadas na comunidade científica.

O Edital

O objetivo do edital é selecionar projetos de pesquisas ou desenvolvimento sobre políticas, ações e produtos relacionados com os subtemas: Fundo marinho, Ictiofauna e Recursos Pesqueiros, Comunidade bentônica, Aves e tartarugas marinhas, e Mamíferos aquáticos, de modo a dar subsídios para a definição de políticas públicas para o setor de gerenciamento costeiro. As pesquisas selecionadas, além de gerar novos dados, permitirão fortalecer a infraestrutura das instituições capixabas e dos grupos de pesquisa, beneficiando a sociedade como um todo.

Poderão apresentar propostas ao edital pesquisador com título de doutor, em exercício efetivo da atividade de pesquisa ou de desenvolvimento em instituição de ensino superior ou pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, com vínculo empregatício por prazo indeterminado ou por termo de adesão ao serviço voluntário ou vínculo funcional em instituição científica ou tecnológica, situada no Estado.

As propostas devem ser enviadas para a Fapes, por meio impresso, até o dia 31 de março de 2014 e em versão online até o dia 1º de abril de 2014. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 09 de junho de 2014.

Serviço:
GERENCIAMENTO COSTEIRO: GARGALOS E PERSPECTIVAS DO USO SUSTENTÁVEL DO LITORAL DO ES
Data: 17/02 (segunda-feira)
Horário: 13h30 horas
Local: Auditório do Instituto Jones dos Santos Neves
Informações: geped@fapes.es.gov.br ou (27) 3636-1863

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 3636-1853 – 98849-8535
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard