12/03/2019 15h00 - Atualizado em 12/03/2019 17h28

Inscrições para profissionais da exportação em programa de consultoria vão até sexta (15)

Foto: Divulgação/Secom-ES

As vagas do Peiex serão distribuídas entre Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares

Terminam, nesta sexta-feira (15), as inscrições do processo seletivo para contratar profissionais bolsistas para o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) vai selecionar 13 bolsistas — entre monitores, técnicos e extensionistas juniores — para prestarem assistência e consultoria a duzentas empresas do Espírito Santo.

O Peiex-ES contará com núcleos de atuação nos municípios de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares e as propostas são recebidas por meio da Plataforma SigFapes. É necessário ter curso de graduação completo, preferencialmente em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais. Já os extensionistas juniores devem ser alunos de graduação.

“É necessário deixar claro na proposta submetida o local em que a pessoa prefere concorrer, já que, pelo edital, as vagas estão alocadas em três regiões. Se alguém da Grande Vitória tiver interesse em atuar no interior, por exemplo, deve informar no momento da inscrição”, explicou a gerente de Desenvolvimento e Inovação da Fapes, Luciana de Paiva.

O Peiex-ES é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). A gestão, a contratação e o acompanhamento dos bolsistas são de responsabilidade da Fapes.

Treinamento e operação

Apesar de ter sido lançada para contratação de 13 bolsistas, a chamada pública do Peiex vai selecionar um total de candidatos até cinco vezes o número de vagas de cada modalidade de bolsa para serem treinados pela Apex. Haverá emissão de certificado para esses participantes, independentemente se forem contratados ou não.

As contratações têm validade de dois anos e as remunerações são de R$ 5,9 mil para monitor, R$ 4,8 mil para técnico e R$ 750 para extensionista júnior. A carga horária é de 40 horas para técnico e monitor e de 20 horas para estagiários.

Seleção de profissionais bolsistas do Peiex-ES
Inscrições até 13 de março
SigFapes