22/07/2019 14h35 - Atualizado em 22/07/2019 16h19

Projetos apoiados pelo Fundo Newton podem receber valor adicional para demonstração de impactos

Uma proposta selecionada com participação do Espírito Santo contará com até 50 mil libras repassadas pela Fapes.

Pesquisadores atuantes no Espírito Santo que têm ou tiveram projetos contemplados por editais do Fundo Newton podem concorrer à chamada pública do Newton Fund Impact Scheme (NFIS). O programa tem o objetivo de apoiar pesquisas já realizadas ou em andamento, adicionando recursos ao investimento já feito pelos financiadores parceiros e pelo governo do Reino Unido, para demonstrar impactos adicionais em políticas públicas, pesquisa ou em inovação comercial.

A chamada 2019/2020 do NFIS é fruto do acordo entre o British Council e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O edital pode selecionar uma proposta que conte com parceria capixaba, que será financiada no valor total de até £100,000 (cem mil libras esterlinas). O grupo de pesquisadores presente no Estado pode receber até £50,000 (cinquenta mil libras esterlinas) destinadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); mesmo valor que será, em contrapartida, repassado pelo governo do Reino Unido à equipe britânica parceira na proposta submetida.

Os itens que podem ser adquiridos e os que não são financiáveis em relação ao uso de recursos financeiros da Fapes e do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) estão dispostos da Resolução 217 do Conselho Científico-Administrativo (CCAF) da Fundação.

O Fundo Newton integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes.

Impacto dos projetos

O programa Newton Fund Impact Scheme apoia projetos que demonstrem impactos adicionais em políticas públicas, pesquisa ou em inovação comercial. Dessa forma a chamada financiará projetos que tenham o objetivo de:

• Iniciar ou aumentar os impactos de política pública – isso pode envolver a tradução de resultados de pesquisa e em impactos de políticas -, aumentar o envolvimento com os usuários, medidas para superar barreiras ao impacto ou estender o engajamento a novas comunidades de usuários;
• Iniciar ou aumentar o engajamento com multiplicadores de impacto (por exemplo, empresas, startups, ONGs ou instituições do terceiro setor). Isso pode envolver a movimentação de pesquisas ao longo do canal de tradução ou estender os resultados para o setor comercial (incluindo prototipagem e testes clínicos, por exemplo).
• As candidaturas podem se basear na parceria original ou formar novas parcerias para permitir que os candidatos busquem rotas criativas ou mutuamente amplificadoras de impacto.

Instituições participantes desta chamada

Fapesp (Estado de São Paulo)
Fapemig (Estado de Minas Gerais)
Fundação Araucária (Estado do Paraná)
FAPDF (Distrito Federal)
Fapeam (Estado do Amazonas)
Fapesb (Estado da Bahia)
Fapepi (Estado do Piauí)
Fapes (Estado do Espírito Santo)
Sebrae
Adesampa
FAS
Appoa
Museu de Ciência e Tecnologia PUC-RS
FA.VELA
Instituto Cultural Polen
Cidade Escola Aprendiz
SOF
CTI
Embrapii
Museu do Amanhã

Edital e formulário de inscrição: o edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council (em inglês). Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants disponível no site global do British Council, área de downloads.

Prazo para entrega de propostas: a chamada permanecerá aberta até as 16h (horário de Londres) do dia 13 de setembro de 2019.

Duração dos projetos: os projetos selecionados serão iniciados em 1º de abril de 2020, com a duração de até 24 meses.

Dúvidas: entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.

Links externos: Chamada global do Newton Fund Impact Scheme

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

Coordenador de Comunicação Social do Confap
Renan Rigo
comunicacao.confap@gmail.com
(62) 3201-8081 Ramal 221

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard