O edital de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) com os mais conceituados institutos científicos franceses, o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) receberá propostas até o dia 1º de março. O documento visa apoiar o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Ciências e Tecnologia da Informação e Comunicação (CITC), e em áreas conexas.
A proposta é possibilitar a vinda de pesquisadores do INRIA, assim como do CNRS e/ou de outros estados, para desenvolverem projetos em parceria com pesquisadores capixabas em laboratórios ou grupos de pesquisa localizados no Espírito Santo.
A parceria com os institutos franceses também é realizada em outros estados, com diversas outras Fundações de Amparo à Pesquisa do País. No edital da Fapes, são destinados R$ 775.000,00 e os projetos deverão ser executados no prazo máximo de 24 meses.
Além disso, o edital visa promover a ida de pesquisadores capixabas para desenvolverem trabalhos em parceria com pesquisadores franceses e/ou brasileiros em laboratórios ou grupos de pesquisa localizados na França ou mesmo no Brasil.
O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, afirmou que: “Com esse tipo de parceria, quem ganha é o Estado do Espírito Santo, bem como seus pesquisadores. Afinal, são entidades de muita credibilidade e de sucesso que estão em parceria com a Fundação”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br