As chamadas que estão abertas são para bolsas de mestrado e doutorado, para programa de exportação e para recuperação de áreas atingidas pela lama de Fundão
O período é de férias nas escolas e nas faculdades, mas os editais de fomento à ciência estão a todo vapor. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) está com três chamadas públicas abertas para apoiar estudos e contratar bolsistas por meio de programas próprios e de parcerias com outras agências de fomento e instituições.
Até 31 de janeiro, é possível se inscrever no edital lançado para financiar projetos de pesquisa que proponham soluções à recuperação socioeconômica e socioambiental das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A chamada é fruto da parceria com a Fundação Renova e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Podem concorrer Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediados em Minas Gerais ou no Espírito Santo.
Serão selecionados e financiados projetos de pesquisa de até R$ 1 milhão e com prazo para desenvolvimento de 24 meses. As propostas devem abordar uma ou mais linhas temáticas apresentadas na chamada, como pesca, educação e cultura, uso sustentável da terra, monitoramento de ecossistema, entre outras.
Bolsas de Pós-Graduação
A formação de mestres e doutores é uma outra frente em que a Fapes atua, desta vez com os editais do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap). Até 10 de fevereiro, os coordenadores de programas de pesquisa vinculados a institutos de pesquisa, faculdades e universidades do Espírito Santo podem submeter propostas para concessão de cota institucional de bolsas. Serão ofertadas 100 bolsas de mestrado, por um período de até 24 meses, e 30 de doutorado, num intervalo de até 48 meses. Somados, os recursos ultrapassam os R$ 6,7 milhões.
Monitores para programa de exportação
A Fapes está com edital aberto para selecionar 13 bolsistas para atuarem no atendimento a duzentas empresas do Espírito Santo por meio de assistência e consultoria. A ação faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex-ES). As bolsas a serem contratadas são direcionadas a monitores, técnicos e extensionistas júnior. É necessário possuir curso de graduação completo (exceto para o extensionista júnior, que deve ser aluno de graduação) preferencialmente em Comércio Exterior, Administração ou Relações Internacionais.
O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes). A gestão, a contratação e o acompanhamento dos bolsistas são de responsabilidade da Fapes.
SERVIÇO:
Chamada Pública 09/2018 - Fapemig/Fapes/ Renova: para Recuperação das Áreas Impactadas pelo Rompimento da Barragem de Fundão – Mariana (MG):
Inscrições até 31 de janeiro
Edital
Chamada Pública 28/2018 – Fapes/Apex: Apoio a Extensão Tecnológica:
Inscrições até 8 de fevereiro
Edital
Chamadas Públicas 29 e 30/2018 - Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap) – Mestrado e Doutorado:
Inscrições até 10 de fevereiro
-Edital de Mestrado
-Edital de Doutorado
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao1@fapes.es.gov.br