15/10/2014 14h52 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Divulgado o resultado final do Edital Tecnova

Foi divulgado o resultado final do edital Tecnova-ES que tem o objetivo de melhorar a competitividade das micro empresas e empresas de pequeno porte, sediadas no Estado do Espírito Santo, que tem ideias inovadoras. Em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/FINEP, o Governo do ES, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), fez um investimento inédito para o fomento da Inovação no Estado.

Com o investimento de 13,5 milhões, aportados através do mecanismo de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), foram selecionadas 40 empresas capixabas de oito cidades diferentes, com projetos de inovações que visam o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados, para o mercado local. O valor mínimo de cada projeto deveria ser de R$ 180 mil e máximo de R$ 400 mil. Dentre os temas abordados no edital estão a Biotecnologia, Energias alternativas, Logística, Meio Ambiente, Metal-mecânico, Petróleo e Gás e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para o diretor Presidente da Fapes, Prof. Dr. Anilton Salles Garcia, “a concretização deste edital representa um marco da maior relevância para a inovação com foco nas microempresas e empresas de pequeno porte do estado, notadamente as empresas do setor de TIC que, surpreendentemente, captou aproximadamente 75% dos recursos disponibilizados. Certamente o setor de TIC passará por uma grande transformação após esses investimentos, o que possibilitará às empresas se qualificarem para buscar novos mercados tanto no país quanto no exterior”.

Ainda segundo Anilton, a esperança é que com a contratação dos projetos outros setores empresarias sejam estimulados a se estruturarem e participar de forma mais intensa nas próximas ações da Fapes relacionadas com o fomento à Inovação. Precisamos estimular as empresas e os inventores independentes a se prepararem para os desafios que o mundo moderno nos coloca e a Fapes certamente muito terá o que contribuir neste processo.

Tecnova-ES

O Programa Tecnova-ES tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do Sistema Estadual de Inovação, tendo em vista que essa é uma ação que envolve os mais importantes agentes de desenvolvimento e inovação do Estado: a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (TecVitória), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banestes e Petrobras.

Para maiores informações acesse os sites www.fapes.es.gov.br ou www.tecnova.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 98849 – 8535 / 3636 – 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard