18/08/2013 20h55 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Diretores científicos de todo o País se reúnem para debater boas práticas nos processos avaliativos

Terminou nesta sexta-feira (16), em Vitória, a II Reunião de diretores técnicos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP’s). Diretores científicos se reuniram para compartilhar experiências e discutir as políticas institucionais de boas práticas nos processos avaliativos utilizados pelas fundações. Ao todo, representantes de 16 estados estiveram presentes.

De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) Anilton Salles Garcia, que participou da abertura do evento, “o encontro cria oportunidade da Fapes aprender com as fundações mais tradicionais. Quando a estruturação em rede é feita, facilita a resolução de problemas comuns nas fundações. Esperamos com a reunião o aperfeiçoamento de processos e a ajuda conjunta para chegarmos a uma solução dos problemas e o estabelecimento de ações em rede para o avanço dos resultados.”.

A programação teve início na quinta-feira (15) e contou com a apresentação da diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Valéria Fagundes, que exibiu um panorama do funcionamento das FAP´s de todo Brasil, mostrando os diversos modelos utilizados nos processos de submissão e julgamento de projetos. A partir das palestras, os diretores e representantes das fundações dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo falaram sobre suas experiências e as dificuldades enfrentadas sobre os processos de submissão e julgamento de projetos, em cada Estado.

A Dra. Vera Peters da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou uma palestra sobre rede de biotérios multiusuários, apresentando várias propostas de solução para problemas comuns nestes laboratórios. Fernando Rech da Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso do Sul (Fundect) apresentou a proposta de criação de um banco de dados para consultores ADHOC, que vai gerar uma maior cooperação entre as FAP’s quando a avaliação de processos necessitar de avaliadores de outros estados bem como dar mais agilidade aos processos.

Na manhã do dia 16 de agosto pesquisadoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentaram os resultados de um estudo que avalia os programas de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp). Na ocasião Marcelo da Costa Mendonça, diretor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), apresentou um panorama atual e a geração de indicadores importantes ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI). O representante da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) apresentou a experiência de seu estado nas avaliações dos seus programas, objetivando compartilhar boas práticas para a gestão dos programas institucionais.

A diretora Técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Dra. Claudia Maria Coelho Alves, falou da importância dessas reuniões. “Pela primeira vez participei da reunião de diretores técnicos e foi muito importante pela possibilidade de criar discursões e chegar a pontos, para que assim possamos passar as deliberações para os nossos diretores-presidentes, que são as pessoas que realmente tem maior contado com os nossos governantes assim conseguindo mais recursos para a Fundação. Esse tema não se esgota e serve para subsídio para as próximas reuniões. É o inicio da discussão e estão sendo focados em pontos que são fundamentais, como as questões das avaliações e o dinheiro que é investido, porque a sociedade e o governo precisam saber o retorno deste investimento,” disse.

O diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Piauí (Fapepi), Dr. Ricardo de Andrade, falou sobre os resultados do encontro. “O evento foi muito bem organizado gerando vários encaminhamentos altamente produtivos para nossas ações nas FAP’s. Com os debates nós chegamos a várias conclusões sobre as práticas e gestão de avaliações principalmente de nossos projetos”, afirma.

O encontro foi considerado positivo e a proposta é que o grupo de trabalho dos diretores técnico-científicos continue focando temas de interesse comum. O próximo encontro ficou marcado para novembro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 – 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard