21/03/2019 14h49

Dia Mundial da Água: colaboração para melhorar rios no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Agerh

Estudos para a entrega dos planos de recursos hídricos e enquadramentos contaram com a colaboração de 45 pesquisadores e servidores de dois órgãos estaduais

Foram dois anos de trabalho intenso para conseguir alcançar a meta de entrega: 22 de março de 2019. No Dia Mundial da Água, as bacias hidrográficas dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, Itaúnas e São Mateus receberão seus enquadramentos planos de recursos hídricos. As entregas serão destaque de um evento comemorativo, no Palácio Anchieta, na próxima sexta-feira (22).

A união e colaboração de servidores e pesquisadores foi primordial para que a meta fosse cumprida. Por lei, servidores públicos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) já tinham nas mãos a missão de elaborar os cinco documentos e, devido à demanda, deveriam contratar mais pessoas.  

Para desburocratizar, a Agerh buscou parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação no Espírito Santo (Fapes). Parceiros da Agerh em diversos projetos, a cooperação técnica entre os órgãos possibilitou a abertura de editais para a seleção de pesquisadores. Eles foram a força de trabalho especializada que faltava para os estudos andarem, conta Mônica Amorim, gestora de projetos da Agerh. “Os bolsistas vieram com consistência técnica e abriram um bom diálogo com as comunidades das bacias”, disse.

Além da experiência e dos dados das universidades, os pesquisadores trouxeram economia. Com a parceria, foi possível economizar 85% do valor previsto para a elaboração dos planos. Depois de dois anos de trabalho, mais de 40 pesquisadores selecionados, contratação de consultorias independentes e diversas viagens ao interior, os cinco documentos custaram R$ 1,9 milhão ao cofre estadual. Uma vitória do serviço público, que tem como um dos principais desafios o fazer mais com menos. 

Planos de Bacia e Enquadramento de cursos d’água impactam diretamente nas políticas públicas de saneamento, de agricultura, nas ações de combate à poluição, manutenção de estradas vicinais, medidas que previnam a erosão, dentre outras. 


Serviço:
Solenidade do Dia Mundial da Água e entrega dos Planos de Recursos Hídricos e Enquadramentos das bacias hidrográficas dos rios Itabapoana, Itapemirim, Novo, Itaúnas e São Mateus.
Sexta-feira (22), às 14h30
Salão São Tiago, Palácio Anchieta

Leia mais:
ES vai ganhar novos planos de Recursos Hídricos! Veja cinco passos para a elaboração do documento.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)
Francine Leite
Tels.: (27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br
es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard