16/02/2012 09h18 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Data Center do Estado participará de interligação de redes do Governo e da Telebras

Representantes do Governo do Espírito Santo, da Telebras e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estiveram reunidos para definir ações que promovam a integração entre as redes de fibra óptica do Estado e as da União.

O encontro foi realizado na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória, nesta quarta-feira (15).

Ficou decidido que serão instalados dois pontos de presença (recursos que permitem a interligação de redes) no Espírito Santo. Um deles, ficará no Data Center do Estado, situado no Prodest, e permitirá a junção entre a Rede Metro.ES/Metrovix e a da Telebras, o que está previsto para acontecer até o final do primeiro semestre.

O local onde ficará o segundo ponto de presença ainda está em estudos.
A consultora da Telebras Soraia Emery de Carvalho Braga disse que o Espírito Santo está com a infraestrutura tecnológica necessária para a integração das redes por causa do Data Center, considerado uma referência nacional.

“Outro ponto positivo é o bom andamento do processo para que Petrobras e Furnas façam a cessão das fibras ópticas que farão parte da rede da Telebras no Estado. Essa parceria será importante para atender órgãos públicos, provedores de Internet e a população em geral”, explica.

Rede Metro-Gvix

A diretora Técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, disse que a presença da Rede Nacional de Pesquisa será importante, principalmente, para a integração de redes na Grande Vitória.
Até o final de 2013, estará instalada a Rede Metro-Gvix, que atenderá a órgãos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana com fibra óptica.

“Essa reunião foi bastante positiva, porque estamos estabelecendo melhor as metas para uma integração tríplice de redes (Governo do Estado, Telebras e RNP). Esse encontro também contribui para verificarmos a topologia ideal e os pontos de acesso para a Rede Metro-Gvix”, explica a diretora.

O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, destaca a importância do trabalho em conjunto com a RNP e a Telebras.

“A parceria com RNP será responsável por viabilizar o acesso a todas as unidades do Ifes, Ufes, Incaper e Idaf no Estado. Isso significa que disponibilizaremos rede mais rápido ao interior. Em conjunto com a Telebras, conseguiremos viabilizar o Programa Nacional de Banda Larga no Estado”, detalhou.

O diretor de Engenharia e Operação da Rede Nacional de Pesquisa, Eduardo Grizendi, afirmou estar otimista com a reunião e as ações discutidas.

“Esta é uma grande oportunidade para viabilizar o atendimento às instituições usuárias da RNP no Estado. Queremos também disponibilizar Internet a 100 megabites por segundo também no interior, onde vamos atender a 21 instituições que pretendemos acoplar a essa rede de alta velocidade. Isso apenas será possível, pois os investimentos serão feitos em parceria com o Governo do Estado”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação/Fapes
3636 1853 – 99003774

Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini