23/10/2019 18h00 - Atualizado em 25/10/2019 09h53

Inscrições para curso gratuito de programação para meninas e mulheres seguem até domingo (27)

São ofertadas 150 vagas na Grande Vitória para incentivar a presença feminina nas áreas de computação e robótica.

Estão abertas até este domingo (27) as inscrições para o curso de programação voltado a mulheres da periferia da Grande Vitória que tenham interesse em aprender sobre computação e robótica. A capacitação será ofertada pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes).

A iniciativa conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que destina R$ 200 mil para a execução do projeto, por meio da Resolução nº 244 aprovada pelo Conselho Científico-Administrativo da Fapes (CCAF).

O curso é ofertado pela Corte de Lovelace e faz parte das ações do Programa Agenda Mulher promovido pelo Governo do Espírito Santo.

O curso “Moodle de Lovelace – Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica: Uma chamada de meninas para as carreiras de computação” destina 150 vagas para mulheres que tenham Ensino Fundamental completo e estejam na faixa etária entre 12 e 29 anos.

Além das vagas destinadas às mulheres, serão abertas em cada turma outras três vagas para homens que atendam aos mesmos requisitos e tenham interesse em participar como alunos apoiadores do grupo feminino.

Cinco escolas – localizadas nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória – ofertarão os cursos entre outubro e dezembro deste ano e entre fevereiro e março de 2020.

Agenda Mulher

O Agenda Mulher é um programa para empoderar e dar visibilidade às mulheres através do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos, desde formações e qualificações diversificadas, até o empreendedorismo emocional, que se dá pelo processo de autoconhecimento. O programa também aborda temas transversais e reflete o compromisso do Governo do Estado do Espirito Santo em investir na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.

O Moodle de Lovelace está integrado às ações da Agenda Mulher por incentivar a presença feminina nas carreiras de computação, através de sua popularização do conhecimento. O curso oferece formação híbrida em Pensamento Computacional, Programação e Robótica para as mulheres do Estado do Espírito Santo.

Outras informações

Texto: Júlia Lopes/Fapes


INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 3636-1432/ (27) 99971-2819
iris.carolina@vice.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard