19/10/2012 20h09 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Cooperação para popularização de banda larga é assinada no ES

Na tarde desta sexta-feira (19), durante a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Espírito e a Telebras.
O objetivo é implementar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e integrar as redes de telecomunicações federal e estadual, contribuindo para massificar o acesso à internet de alta qualidade e velocidade em todo o Estado.

Caio Bonilha, presidente da Telebras destacou a importância da cooperação. “O Espírito Santo será um dos primeiros Estados a participar o PNBL, que vai oferecer uma infraestrutura que beneficiará a população, empresas e instituições, de forma a contribuir para o crescimento tecnológico e também da cidadania digital”.

O governador Renato Casagrande assinou a cooperação, demonstrando como o Governo Estadual está empenhado em caminhar junto com a população capixaba para um futuro promissor. “Vamos ter cabos de fibra ótica ampliando a interligação das telecomunicações, em especial para os municípios do interior com a Grande Vitória e o País. Com o PNBL vamos permitir que todos de Norte a Sul, Leste a Oeste tenham acesso à informação e conhecimento. O Governo junto com outras instituições como a Telebras e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação demonstram este compromisso para transformar o Espírito Santo em um exemplo de Estado tecnológico”.

Benefícios

Os benefícios vão desde a elaboração de projetos e estudos conjuntos, à contribuição para o Programa ES Digital que vai permitir oferecer acesso à banda larga nos municípios e do programa MetroGVix em um tempo menor, além de proporcionar por meio das ações da Fapes, a capacitação de recursos humanos no Estado e a melhoria da gestão pública.

Este trabalho é mais um passo na consolidação da estrutura tecnológica, que foi reforçada com a assinatura da Lei de Inovação, e do Fundo das Atividades Produtivas (FDI) que trará mais recursos para pessoas que tenham ideias inovadoras que venham a contribuir para a dinamização da economia.

Para Anilton Salles, diretor-presidente da Fapes, a expectativa é alta diante desse acordo. “Conforme já citado, além da ampliação do acesso e interligação das telecomunicações, o baixo custo será um fator determinante para o sucesso do projeto. Esse acordo viabiliza também a descentralização do desenvolvimento, uma vez que reduz o preço para os pequenos provedores do interior em até quatro vezes. Em 2014 está prevista a primeira fase de implantação nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra. Até o final de 2015, está prevista a conexão da rede em todo o Estado concretizando o programa ES Digital”.

Parque da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

O protocolo de intenções para atualizar o Plano de Trabalho da Governança do Parque da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (PCT-ES) também foi assinado. Na semana passada, durante a abertura da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, no Palácio Anchieta, o Parque Tecnológico capixaba foi formalizado oficialmente e, segundo o governador, outras unidades também estão sendo pensadas, para além da Região Metropolitana.

“A nossa proposta é ampliar a abrangência dos Parques, para fazermos um trabalho também em outras regiões, fortalecendo a descentralização dos investimentos no Espírito Santo. Vamos trabalhar para que o Estado seja um exportador de tecnologia, de excelência na aplicação das ciências”, destacou o governador.

A atualização do Plano foi assinada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Prefeitura de Vitória através da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), juntamente com a Findes, o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação (MEESA), o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino no Espírito Santo (Sinep/ES), a Ufes, o Ifes e o Sebrae ES.

A mobilização e integração de esforços e ativos no compartilhamento de informações e na atuação sintonizada e focalizada dos parceiros vão incrementar e criar sinergias para o Parque. Serão investimentos R$ 30 milhões do Estado, consignados nos orçamentos estaduais de 2013 e 2014 e R$ 10 milhões do Município de Vitória.

Assessoria de Comunicação Fapes