08/11/2011 15h28 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Conselho Científico Administrativo da Fapes aprova novas resoluções

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) ampliou suas formas de apoio à comunidade científica. Uma das novidades é o apoio à participação em eventos de inovação. As novas resoluções foram aprovadas pelo Conselho Científico Administrativo da Fapes (CCAF), na 18º Reunião do colegiado.

Com as novas diretrizes, profissionais com nível técnico ou superior; aluno de curso de pós-graduação reconhecido pela Capes e também coordenadores de projeto envolvendo grupo de alunos para participação em competições poderão solicitar apoio para participar de eventos de inovação no País e no exterior.

O apoio, que pode ser utilizado nos gastos de passagens e diárias, é concedido através de avaliação das solicitações nos editais lançados pela Fapes.

O CCAF também determinou as diretrizes da concessão de bolsa de apoio técnico, que tem duração de até 24 meses. O proponente deve ser, entre outras especificações, pesquisador vinculado à instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação sediada no Espírito Santo, ter titulação mínima de doutor, ser coordenador de projeto ou de subprojeto de pesquisa, desenvolvimento, inovação, ou popularização e difusão científica e tecnológica e ter produção científica, tecnológica, de inovação ou cultural.

Já o bolsista não pode ser o coordenador do projeto ou ter vínculo empregatício, deve ter formação de nível superior ou médio, conforme o nível da bolsa; ter experiência e domínio em atividades indispensáveis ao apoio técnico ao projeto e deve ser selecionado e indicado pelo coordenador do projeto.

Outra decisão do Conselho refere-se às normas de realização de estágio e visita técnico-científica. A Fapes, através de editais, pretende apoiar a realização de estágio ou visita técnico-científica em laboratório ou centro de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (P,D&I), no País ou no exterior. O objetivo é aprimorar e desenvolver técnicas ou processos, adquirindo conhecimentos específicos vinculados a projetos de P,D&I em instituições públicas ou privadas sediadas no Espírito Santo.

Serão beneficiados com os estágios técnico-científicos, alunos regulares de cursos de pós-graduação, reconhecidos pela Capes; de instituição de ensino e/ou pesquisa sediada no Estado; pesquisador com título de doutor ou mestre, com vínculo em instituição de ensino, P,D&I, sediada no Estado do Espírito Santo.

Também poderão participar servidores públicos de nível superior, com vínculo empregatício em instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação do Espírito Santo. Os estágios técnicos têm duração mínima de 15 e máxima de 90 dias, podendo ser realizado tanto no País quando no exterior.

Já nas visitas técnicas, serão atendidos pesquisadores com título de doutor ou mestre, com vínculo em instituição de ensino, P,D&I do Espírito Santo. As visitas poderão ser realizadas tanto no País quanto no exterior e tem que ter duração entre 03 e 12 dias.

O Conselho também aprovou normas quanto de concessão de apoio a organização e a participação em eventos técnico-científicos.

Para o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, essas medidas garantem maior controle sobre o apoio concedido pela Fundação. “Além da aprovação de algumas normas, o CCAF tomou decisões muito importantes nesta reunião. A oferta de apoio à participação em eventos de inovação, com certeza permite que a Fapes atenda melhor a comunidade cientifica”.

(27) 3636-1853 – (27) 9900-3774