04/09/2013 09h11 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Congresso internacional de história e arquitetura tem apoio da FAPES

Durante os dias 4 e 5 de setembro será realizado o “I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira”, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).

O Grupo de Pesquisa “História da Construção Luso-brasileira” formou-se desde janeiro de 2011 e tem como instituição executora a Universidade Federal do Espírito Santo. Tem como objetivo o estudo das técnicas construtivas históricas luso-brasileiras desde o início da colonização até o terceiro quartel do século XIX, como um conhecimento para a compreensão do desenvolvimento histórico, social e técnico da sociedade brasileira assim como da portuguesa, sobretudo, como um saber indispensável para a adequada conservação, manutenção e restauração do patrimônio histórico monumental.

O Projeto também busca desenvolver e divulgar este tipo de pesquisa em nosso país, incentivar e impulsionar os estudos do tema no Brasil por meio do estabelecimento de vínculos com os pesquisadores portugueses especializados, formando mestres e doutores, no país e em Portugal, dedicados aos estudos das técnicas construtivas históricas assim ampliando o núcleo inicial de pesquisadores.

Por iniciativa desse grupo, esse ano acontecerá o “I Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira”, que pretende ser a primeira reunião internacional de fórum aberto a congregar pesquisadores de todas as partes do mundo interessados na ‘História da Construção Luso-brasileira’, nos seus mais distintos aspectos. O evento científico de caráter luso-brasileiro traz para o Espírito Santo importantes pesquisadores da área, tanto brasileiros quanto portugueses, com o intuito de ministrarem mini-cursos e workshops no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Artes.

O Coordenador do grupo e também pesquisador da UFES, campus Vitória, Nelson Pôrto Ribeiro, graduado em arquitetura e Doutor em História, relata a importância do apoio da FAPES, “O papel da FAPES foi fundamental para a formação do núcleo de pesquisadores internacionais responsável pela organização do Congresso, pois este núcleo se formou a partir do PRONEX, edital financiado com recursos FAPES e CNPq grupo este que vem á três anos sendo subsidiadas por estas duas agências de fomento nas suas mais distintas atividades de pesquisa e divulgação cientifica, entre estas a organização deste congresso”.

O pesquisador também comenta a importância do evento para nosso Estado. “O Espirito Santo demonstra, com este Congresso, que seu compromisso com o apoio as pesquisas de ponta nas áreas das ciências sociais e humanas, que são, muitas vezes, áreas de conhecimento relevadas por não terem resultado quantificáveis da mesma forma que as áreas exatas e técnicas, pois não produzimos nem produtos nem patentes nem por isso deixando de ser uma área tão importante quanto às demais para a formação da cultura humana”.

O evento conta com a participação dos mais importantes pesquisadores do universo luso-brasileiro na disciplina da história da Construção, além de ser uma oportunidade incomparável dos profissionais trocarem informações entre si.

Mais informações sobre o evento e sua programação no site: http://historiadaconstrucao.ufes.br/congresso2013/

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna