02/11/2012 09h07 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Confira as dicas para se sair bem no Enem 2012

Mais de 5,7 milhões de estudantes das redes pública e particular de ensino farão, nos próximos dias 03 e 04 de novembro, a partir das 13 horas, horário oficial de Brasília, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem tirar uma boa nota no exame ou já concluiu o ensino em escolas da rede, terá a oportunidade de concorrer a uma das vagas de graduação oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa. O edital será lançado no final de novembro.

Como forma de preparar melhor os candidatos, professores da rede dão dicas do que os alunos devem fazer antes da série de testes. A professora de Língua Portuguesa, Minive Santos, da Escola Estadual Irmã Dulce Lopes Ponte, de Viana, diz que o aluno não deve estudar tudo na última hora, pois o procedimento pode atrapalhar o desempenho no momento da prova.

“Seria muito prejudicial para o candidato tomar qualquer atitude desesperada. Estudar tudo ao mesmo tempo é uma tentativa de sucesso em vão. O ideal é que o aluno reserve um momento de lazer com a família e amigos, para descontrair a tensão causada pelo Enem”, destacou a educadora. Minive Santos acrescenta ainda que o candidato deve dosar a diversão, para que a concentração seja mantida até o momento do exame.

Nossa Bolsa

Os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas no Espírito Santo têm a oportunidade de ganhar bolsa de graduação do Governo do Estado. O Programa Nossa Bolsa, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lança editais anualmente, em que seleciona bolsistas para o ensino superior em faculdades capixabas.

A pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio é um dos métodos classificatórios, além da renda familiar. Para participar do processo de seleção, é necessário inscrever-se no site do Programa e atender aos critérios: ter cursado todo o ensino médio na rede pública no Espírito Santo, ser brasileiro ou naturalizado, residir no Espírito Santo, não possuir diploma de graduação, possuir renda per capita familiar igual ou inferior a três salários mínimos e não ter sido desligado anteriormente do Programa Nossa Bolsa.

A bolsista Tânia Regina Costa de Mello tem 48 anos e está concluindo o curso de Serviço Social. Para ela, a mudança de vida começou com os cursos técnicos oferecidos pelo Governo do Estado.

“Eu fui aprovada em 2005 em um curso técnico do Governo do Estado no Vasco Coutinho. Lá, todo mundo me incentivou a fazer o Enem, porque o meu sonho era ir para a faculdade. Em 2008, eu já tinha feito três Exames e me tornei bolsista do NossaBolsa. É preciso se dedicar, lutar e estudar, porque

através do esforço vem a recompensa. As pessoas só não podem achar que a idade é uma limitação.”

Não foi só Tânia teve bons resultados pela realização do Enem: sua filha conseguiu financiamento para cursar a graduação devido à pontuação obtida no Exame. Sua colega de classe Gilsimara Gonçalves Pereira, 26, também é bolsista do Programa NossaBolsa e sabe a importância de se preparar para o Exame.

“Na minha época não era obrigatório fazer o Enem mas, ainda assim, eu fiz a prova três vezes, desde o segundo ano do ensino médio. Eu achava importantíssimo ganhar experiência e me livrar do nervosismo da prova, e isso contribuiu na minha pontuação, porque para ter acesso aos programas sociais, você tem que se sair bem.”

Gilsimara foi a primeira colocada entre os que disputaram a vaga no seu curso. Ela destaca que hoje o Enem oferece muitas oportunidades, como acesso a programas de governo, faculdades e financiamentos, afetando diretamente as escolhas acadêmicas dos estudantes, e por isso, a prova deve ser realizada com muita calma e atenção.

Provas Enem

Deixar bem claro os motivos pelos quais o aluno fará o Enem é orientação dada pela professora de Matemática, Damiana Soares dos Santos Pinha, em exercício na Escola Estadual Jacaraípe, no município da Serra. A educadora explica que o estudante deve saber se de fato quer usar o Enem para entrar em uma universidade ou se é apenas um treino para o vestibular.

“O estudante que realmente deseja alcançar um bom resultado, no dia anterior ao teste, deve ter um repouso de qualidade, dormir às 8 horas, como recomendado pela maioria dos especialistas no assunto. Pode-se também praticar uma atividade física leve, que ajuda a manter o equilíbrio entre corpo e mente”, frisou.

Outra sugestão para que o candidato chegue afiado no exame é rever a prova do Enem 2011. Quem dá a dica é a professora de Espanhol, Sandra Regina da Silva Matos, da Escola Renato Pacheco, localizada em Vitória.

“Os alunos devem rever as questões que ficaram em evidência no último ano, pois há probabilidade de caírem novamente nas provas”, ressaltou.

Ainda de acordo com a professora, outra dica importante é ver filmes e ouvir músicas referentes ao idioma, uma forma alternativa e não cansativa de aprimorar os conhecimentos.

Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma composta por 45 questões de múltipla escolha, e redação.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. As provas terão quatros horas e meia de duração.

Já na segunda etapa do Enem, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de Matemática e suas tecnologias, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, e a redação.

Resultados Enem

O gabarito do Enem será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado final, no dia 28 de novembro também pelo site http://www.inep.gov.br/enem.

Enem

Além do acesso à educação superior, o Enem também avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. O exame também pode ser usado para a certificação no ensino médio.

Os participantes maiores de 18 anos, que ainda não terminaram a escolarização básica, podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio em um dos órgãos relacionados ao programa, como as secretarias estaduais, institutos federais e centros federais de Educação.

As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são usadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 – 9900 3774 comunicacao@fapes.es.gov.br www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
Texto: Juliano Viana
Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard