03/12/2019 07h27 - Atualizado em 23/01/2020 15h44

Oportunidade para pesquisa conjunta entre instituições é lançada em parceria com Governo da Itália

O prazo para submissão das propostas termina no dia 06 de fevereiro de 2020.

Projetos de pesquisa em áreas estratégicas podem receber financiamento do Programa Executivo de Cooperação Científica e Tecnológica estabelecido por meio de acordo entre Brasil e Itália. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) pode apoiar um projeto com até € 100 mil (euros), do lado capixaba -  a equipe italiana também receberá até € 100 mil direcionados pelo governo local.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (Maeci). O fim do prazo para submissão das propostas foi prorrogado para o dia 06 de fevereiro de 2020.

No âmbito da Fapes, a chamada poderá apoiar uma pesquisa que seja desenvolvida nas áreas de inteligência artificial, energias renováveis ou agricultura de precisão. Os recursos podem ser utilizados para capital, custeio e bolsas (DTI).

A proposta deve ser elaborada em conjunto pelos coordenadores dos dois países e submetida nas plataformas italiana e brasileira, conforme o edital.

Quem pode

Podem participar da chamada, do lado italiano, organizações públicas e privadas, no qual o coordenador principal (PI) possua nacionalidade italiana ou da União Europeia, residência legal na Itália, e vínculo permanente ou vínculo temporário que cubra o período do projeto. Do lado brasileiro, o coordenador principal deve estar vinculado a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) brasileiras dos Estados cujas FAPs aderiram à Chamada. Critérios adicionais podem ser solicitados pelas FAPs participantes e devem ser verificados nas mesmas.

Participam desta Chamada, por meio das respectivas Fundações, os estados de Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa), Pernambuco (Facepe), Rio de Janeiro (Faperj), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Tocantins (Fapt).

Serviço:
Chamada Confap-Maeci Call 2019
Inscrições prorrogadas até 06 de fevereiro de 2020.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard