07/11/2019 17h01 - Atualizado em 29/01/2020 17h49

Pesquisadores e estudantes podem participar de concurso mundial de comunicação científica

Para participar do FameLab 2020, é necessário enviar o vídeo de inscrição até 13 de fevereiro de 2020

Estão abertas as inscrições de propostas para a competição internacional de comunicação científica do FameLab 2020. O objetivo da chamada é apoiar estudantes e pesquisadores a realizarem vídeos de apresentação oral sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos.

Os proponentes devem ter idade mínima de 21 anos e ser fluentes nas línguas portuguesa e inglesa. Além disso, os candidatos devem ser brasileiros e residir no Brasil, ter mestrado, doutorado, pós-doutorado, concluídos ou em andamento, ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias.

Podem participar candidatos que sejam ou não bolsistas de uma fundação de amparo à pesquisa participante da seleção. Assim como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), os órgãos parceiros poderão custear as despesas de participação do selecionado nas etapas presenciais nacionais.

Inscrição

As candidaturas devem ser cadastradas no site www.famelab.com.br até o dia 13 de fevereiro de 2020, junto com um vídeo de inscrição. O anúncio dos semifinalistas selecionados para a primeira etapa presencial do concurso será no dia 3 de abril de 2020.

O vídeo de apresentação oral deverá ser em português, seguido da versão em inglês, e abordar um tópico de ciência ou tecnologia. Deve ainda ter duração máxima de seis minutos, sendo no máximo três minutos para cada versão.

Não é permitido fazer uso de slides montados em Power Point ou outro software de apresentação. O vídeo deve estar sem música de fundo e sem edições ou efeitos especiais.

Famelab 2020

A primeira etapa presencial do curso será na cidade de São Paulo e acontecerá entre os dias 4 e 8 de maio de 2020. Já o evento FameLab Internacional será realizado em junho de 2020 no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.

As despesas de transporte, hospedagem, alimentação e entradas para o Festival de Cheltenham, onde ocorre a final internacional, serão custeadas pelo Conselho Britânico.

O objetivo do FameLab é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade. A iniciativa também incentiva o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

A chamada pública é fruto da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTIC/CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Britânico.


SERVIÇO
Chamada FameLab Brasil 2020
Inscrições até 13 de fevereiro de 2020
Submissão de propostas pelo www.famelab.com.br
Confira o edital


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard