28/02/2019 10h14 - Atualizado em 28/02/2019 10h21

Ações da Fapes são destaque em reunião da Comissão de C&T da Ales

Foto: Divulgação/Fapes
Diretoria da Fapes na reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

O diretor-presidente, Denio Arantes, foi convidado a apresentar o trabalho realizado pela Fundação.

O trabalho de fomento à ciência e ao desenvolvimento realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) foi destaque na reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, realizada na manhã de terça-feira (27). O encontro foi realizado no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro, na sede do Legislativo, na Enseada do Suá, em Vitória.

O diretor-presidente da Fundação, Denio Rebello Arantes, disse que ao assumir o cargo, recebeu uma missão: “criar uma articulação entre todos os entes ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação para construir no Estado um caminho para uma nova economia, sem desprezar o que está acontecendo”, afirmou.

Além do diretor-presidente, Denio Arantes, também participaram da reunião a diretora administrativo-financeira, Lucia Aparecida de Queiroz Araujo, e o diretor técnico-científico e de Inovação, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, e os membros do Escritório Local de Projetos (ELPP).

“Somos uma instituição nova em relação às demais entidades do restante do país. A Fapes hoje é uma das quatro maiores e melhores fundações de amparo à pesquisa avaliadas no Brasil pelos nossos parceiros federais”, destacou a diretora Lucia Araujo.

Já Rodrigues disse que, em comparação com o trabalho desempenhado pela fundação paulista, a Fapesp, a maior do Brasil, a autarquia capixaba desempenha um trabalho proporcionalmente similar. “A Fapes vem gradativamente ocupando um espaço muito importante na Região Sudeste e não se trata de uma competição simples”, afirmou.

Comissão de C&T

Para o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado estadual Alexandre Xambinho, a reunião foi importante para o colegiado compreender a estrutura que o governo tem a oferecer para a população.

“Vejo a Fapes com o ideal de formar nossos jovens e também a inovação, ciência e tecnologia no nosso Estado. E vemos empresas capixabas despontando com tecnologias novas”, avaliou.

O deputado estadual, Fabrício Gandini, destacou a importância de recursos para o desempenho das atividades da Fapes. “O Estado que não investir em ciência, tecnologia e pesquisa está fadado a viver em uma sociedade pior. Temos o desafio de investir nisso para mudar a vida das pessoas”, disse o deputado.

Outro membro do colegiado, o deputado estadual, Carlon Von (Avante), destacou a importância de estudos realizados em parceria com a Fapes sobre os benefícios à saúde da areia monazítica abundante no município de Guarapari.

Com informações da Assembleia Legislativa.

Informações à imprensa:
Mike Figueiredo
Assessoria de Comunicação da Fapes
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard