06/08/2010 11h22 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Começam os preparativos para a Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia

O maior evento da ciência e tecnologia nacional ganhará no Espírito Santo uma edição especial com inclusão de novas atrações para o público participante. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai acontecer de 18 a 24 de outubro, motiva a realização da 7ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que terá a participação de diversas entidades, universidades, escolas e instituições envolvidas com o tema "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável".

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) está coordenando as reuniões preparatórias para o grande evento. Essas reuniões recebem as propostas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Brasileiro de Inovação (IBI), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Espírito Santo (Sintec), Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (Fapes), Secretaria Estadual de Educação ( Sedu) e Prefeitura de Vitória. Estima-se que o evento terá em torno de 30 mil visitantes, a maioria estudantes de todo o Estado. As atrações serão expostas em 120 estandes, no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória.

De acordo o subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia e coordenador geral da Semana, Marcos Adolfo Ferrari, este é o evento que aproxima o tema ciência e tecnologia do cotidiano das pessoas, populariza e desperta vocações para a área. “A Semana Nacional e Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma grande exposição da pesquisa, do conhecimento e da inovação no Brasil e aqui no Espírito Santo se consolida como algo extremamente atrativo, lúdico e interessante não apenas para estudantes, mas para toda a família”, considera o coordenador.

No Ano Internacional da Biodiversidade, a semana vai propor uma nova reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a biodiversidade capixaba. Todos os expositores se nortearão com esta proposta. A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) vai mobilizar escolas e estudantes das 11 regiões de ensino no Estado para a realização de prévias científicas, cujos melhores trabalhos virão a compor a Mostra Estadual de Ciência e Inovação. A Federação das Indústrias também realizará, na Semana, a Mostra Inova Findes, envolvendo empresas e empresários que se despertaram para a inovação no setor produtivo.

Tradicionalmente, um dos grandes atrativos da Semana é o Salão do Inventor Brasileiro. Neste ano, o Instituto Brasileiro de Inovação, coordenador do Salão, apresentará em 40 estantes as ideias e invenções mais interessantes vindos de todo o País. Além disso, paralelamente, vai acontecer o seminário técnico do Sintec, que pretende orientar e capacitar novos talentos para o mercado de trabalho no campo tecnológico.

Segundo Marcos Adolfo Ferrari, o evento está tomando porte e amadurecimento das propostas e pretende instituir a cultura do conhecimento de forma mais lúdica entre os capixabas. Nas próximas semanas outras reuniões serão decisivas das atrações, palestrantes convidados e atividades paralelas ao evento.

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides Alves de Freitas