01/11/2018 15h30 - Atualizado em 01/11/2018 15h33

ES é estado com mais empresas em encontro de inovação do Sebrae em São Paulo

Foto: Arquivo/Fapes
Apresentação do Destine Já! e outras startups finalistas do Sinapse da Inovação a grandes empresas capixabas realizada em fevereiro de 2018, no Sindifer.

Sete startups capixabas participaram do Circuito de Investimento 2018, um encontro realizado em São Paulo que terminou nessa quarta-feira (31) e contou com 25 empresas de cinco estados. Esta foi mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae desenvolvida desde 2017.

No Espírito Santo, as startups selecionadas foram Destine Já, EndServ, Gate Keeper, Huntt, Meu Dinheiro, SigMais e Zaruc. Duas delas já foram selecionadas por editais lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) nos últimos anos.

A ideia inicial era ter a participação de cinco negócios de cada lugar, mas o nível de organização e qualidade dos empreendimentos capixabas se destacou e garantiu mais dois representantes do Estado. Este ano, também foram escolhidos negócios de São Paulo, Maranhão, Paraná e Mato Grosso.

Entre os capixabas, há dois casos. A Zaruc, por exemplo, esteve entre as 39 empresas habilitadas pelo Edital 13/2013 do Programa de Subvenção Econômica do Espírito Santo. Conhecido como Tecnova-ES, o intuito do programa é melhorar a competitividade de micro e pequenas empresas por meio de uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública do governo federal.

Já a plataforma Destine Já! foi a sétima colocada no Edital 01/2017 do Programa Sinapse da Inovação – Conexão ES. Na primeira edição do Sinapse no Espírito Santo, foram capacitados mais de cinco mil cidadãos de 57 municípios. O programa recebeu 1272 propostas de ideias inovadoras e selecionou as 40 melhores para serem transformadas em negócios, entre elas da Destine Já!

Circuito de Investimento 2018

A programação da etapa final incluiu uma visita ao ecossistema de inovação na capital paulista. Também houve preparação dos candidatos para as reuniões com investidores, palestras e encontro com gestores do Sebrae.

Na última terça (30), empreendedores das 25 startups conheceram a Estação Hack (Facebook) e o InovaBra (Bradesco). Eles puderam entrar em contato com gestores dos espaços e visitarão a Inseed Investimentos para conversar com o gestor do fundo e com uma empresa investida.

Capital Empreendedor

O Projeto Capital Empreendedor conta com a participação de investidores anjo, aceleradoras, plataformas de equity crowdfunding, fundos de investimento e empresas investidas.

O Circuito de Investimento 2018 é mais uma etapa do projeto Capital Empreendedor, que vai aproximar fundos de investimentos e pequenos negócios inovadores no Brasil. Foram escolhidas 25 startups de cinco estados, selecionadas desde o início do 2º semestre de 2018.

Informações às Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes