20/10/2020 11h56 - Atualizado em 12/11/2020 10h21

Secti vai abrir chamada pública para expositor na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e será transmitido pela internet.

Se você é estudante, professor ou profissional das áreas de Pesquisa, Inovação, Ciência ou Tecnologia, essa é sua chance de expor o seu projeto na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) abre, na próxima quarta-feira (21), Chamada Pública para aqueles que desejam ser expositores no evento, que este ano será virtual.

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, comentou sobre as novidades da Semana C&T e a inclusão dos profissionais da área na Chamada Pública. “O evento aqui no Espírito Santo se caracteriza por algumas novidades. Algumas delas impostas, em função da pandemia de Covid-19, e outras que já eram um desejo nosso como intérpretes do que nós somos demandados na área. A ideia é que a Semana C&T deste ano seja o mais abrangente possível”, disse.

Ainda segundo Cristina Engel, a invenção, a descoberta e a geração de conhecimento não tem que necessariamente ficar restrita as instituições de Ensino e Pesquisa. “Então, o que nós fizemos? Fizemos essa Chamada Pública para expositores de forma abrangente! Escrevemos o documento pensando no nosso público tradicional, que são os professores e os estudantes, mas também pensando no que chamamos de “Categoria Profissional”, que são aquelas pessoas que produzem alguma forma de novo conhecimento, mas que não estão necessariamente vinculadas as instituições de ensino e pesquisa”, afirmou.

“Então o que a gente espera é demonstrar no evento que a produção da Ciência e da Tecnologia não tem fronteiras e que pode ser desenvolvida por qualquer um, em qualquer categoria, em qualquer instância e de qualquer nível de formação”, ressaltou Cristina Engel.

A 17ª edição do evento já faz parte do calendário anual do Governo do Estado e devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) será virtual e acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro por meio de um hotsite interativo, moderno e dinâmico.

As inscrições da Chamada Pública abrem no dia 21 de outubro e terminam no dia 15 de novembro deste ano, e serão feitas no hotsite do evento: www.semanact.es.gov.br. Os requisitos para participar estão divididos nas categorias:

- Categoria Institucional - Vídeo produzido, com apresentação do conteúdo, enviado por uma instituição de Ensino Fundamental, Médio (incluindo cursos Técnico-profissionalizantes) ou Superior, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, representada por um proponente vinculado e indicado pela instituição.
- Categoria Coletiva Ensino Superior - Vídeo produzido, com apresentação do conteúdo, enviado por um (a) professor (a) de instituição de Ensino Superior, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, junto à equipe de no máximo quatro pessoas, composta por alunos (as) - obrigatório - de graduação ou pós-graduação e, caso necessário, professores (as), não necessariamente da mesma instituição.
- Categoria Coletiva Ensino Básico - Vídeo produzido, com apresentação do conteúdo, enviado por um professor (a) de instituição de Ensino Fundamental ou Médio, incluindo cursos técnico-profissionalizantes, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, junto à equipe composta de, no máximo, quatro alunos da mesma instituição do professor.
- Categoria Profissional - Vídeo produzido, com apresentação do conteúdo, que não se enquadre nas categorias anteriores, enviado por profissional ou equipe composta de no máximo cinco pessoas, todos maiores de 18 anos, residentes no Espírito Santo.

Os temas dos trabalhos devem seguir os mesmos temas abordados no evento: “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, tema do evento nacional, “Covid-19” e “Tema Livre”. Os projetos científicos ou de inovação devem ser enviados no formato de vídeo e os selecionados serão expostos no hotsite do evento. Os selecionados na Chamada Pública também vão concorrer a premiações.

Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno