16/09/2019 16h58 - Atualizado em 30/09/2019 15h47

Chamada pública oferece oportunidade de mobilidade acadêmica na Itália

O edital foi lançado nacionalmente pelo Confap e o Espírito Santo participa por meio da Fapes

Estudantes de doutorado podem concorrer a uma oportunidade de bolsa para período de pesquisa em universidades italianas. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Universidade de Bolonha, representando a Rede de Universidades Italianas, lançaram a chamada pública Mobility Confap Italy – MCI 2019.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) selecionará até dois participantes que sejam doutorandos para fazerem o intercâmbio pelo período de até dois meses cada um. O valor previsto para cada proposta selecionada é de até R$ 14 mil.

Além da Fapes, participam do edital os Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.

Propostas

Podem participar estudantes de doutorado vinculados a programas de pós-graduação que recebem suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital disponível no site do Confap e nas diretrizes específicas da Fapes.

Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital disponível no site do Confap e nas diretrizes específicas da Fapes, acessíveis no site da Fundação e no SigFapes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail confap.mci@gmail.com, quando relativas à inscrição pelo SigConfap, ou pelo bolsas.duvidas@fapes.es.gov.br, quando referentes à inscrição pelo SigFapes.

Serviço:
Acesse o edital
Inscrições até 21 de outubro simultaneamente pelo sigconfap.ledes.net e pelo www.sigfapes.es.gov.br


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard