16/12/2020 13h54

Fapes participa de parceria internacional para apoiar pesquisa climática e ambiental

Projeto poderá ser desenvolvido no Estado dentro da chamada Green Deal, divulgada no Brasil pelo Confap e CNPq.

Pesquisadores do Espírito Santo podem participar da chamada Green Deal, lançada pela União Europeia para apoiar projetos científicos e de inovação que ofereçam soluções à crise climática e ajudem a proteger o ecossistema e a biodiversidade. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à parceria internacional e apoiará um projeto a ser desenvolvido no Estado.

Ao todo, serão investidos um bilhão de euros (€ 1 bi) pelo programa europeu Horizonte 2020 em todo o mundo. O prazo para submissão de propostas segue até 1º de março de 2021. No Brasil, a chamada é apoiada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A chamada Green Deal apoiará a recuperação da crise do novo Coronavírus (Covid-19), transformando desafios ambientais em oportunidades de inovação. Os projetos apoiados pelas chamadas devem apresentar resultados, com benefícios nos seguintes temas:

— aumento da ambição climática;
— energia limpa, acessível e segura;
— indústria para uma economia limpa e circular;
— edifícios eficientes em energia e recursos;
— mobilidade sustentável e inteligente;
— do campo à mesa;
— biodiversidade e ecossistema;
— e poluição zero, ambientes sem produtos tóxicos.

Quem pode?

A chamada Green Deal está aberta para candidatos vinculados a instituições de pesquisa localizadas nos estados participantes, como o Espírito Santo. O projeto deverá ser desenvolvido em instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, sejam elas voltadas ao Ensino Superior, à pesquisa, à tecnologia ou à inovação.

Inscrições

Para participar da chamada internacional Green Deal, os interessados devem submeter propostas na plataforma Funding & Tenders da Comissão Europeia – Horizonte 2020 até o dia 26 de janeiro de 2021.

A partir do dia 28 de janeiro, os candidatos devem então começar a submeter as propostas também no Sistema de Gestão da Fapes (SigFapes), o que pode ser feito até 1º de março de 2021.

Horizonte 2020

O Programa Horizonte 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). O objetivo é promover a transferência de tecnologia e inovação entre academia e indústria. Perto de 80 bilhões de euros (€ 80 bi) em financiamento estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela UE.

SERVIÇO:
Chamada Green Deal (Confap-CNPq-Horizonte 2020)
Diretrizes da Fapes para a Chamada Green Deal

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo / Jair Oliveira
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard