É necessário ficar atento ao período de recursos e à data de publicação do resultado homologado.
As 250 propostas mais bem avaliadas que foram submetidas ao Programa Centelha ES estão na lista preliminar de aprovados para a próxima fase de capacitações. A relação dos projetos de inovação foi divulgada no www.programacentelha.com.br/es e no www.fapes.es.gov.br. O período para interpor recursos começa neste sábado (21) e segue até 30 de março.
Ao todo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), instituição executora do programa no Estado, recebeu 3.556 inscrições entre 10 de setembro e 14 de novembro de 2019. Desse total, 500 propostas foram selecionadas para a segunda fase após o período de capacitações on-line, no qual os participantes foram instruídos a elaborar o projeto de empreendimento para implementação da ideia.
A segunda fase do Centelha ES foi o momento em que os proponentes tiveram de demonstrar o potencial e a viabilidade do negócio, a fundamentação técnico-científica e mercadológica do produto, o potencial de mercado e possíveis concorrentes, entre outros aspectos, evidenciando a viabilidade da empresa nascente.
O resultado homologado da segunda fase está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril com a lista definitiva dos projetos que passam para a próxima etapa. Informações sobre as avaliações podem ser solicitadas pelo centelha@fapes.es.gov.br.
O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).
Quais benefícios?
Os empreendedores com projetos contratados terão à disposição um conjunto de benefícios, entre eles recursos financeiros por meio de subvenção econômica, para desenvolver seu negócio, capacitações e suporte para alavancar o empreendimento, e acesso a instituições de ciência, tecnologia e inovação, incubadoras e a potenciais investidores.
A iniciativa oferece recursos financeiros de até R$ 60 mil para os projetos contemplados ao final das três fases.
Participam do Centelha ES pessoas físicas ou empresas com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões com até 12 meses da criação, contados a partir do lançamento do edital.
Serviço:
Resultado preliminar do Programa Centelha ES (segunda seleção)
Informações: centelha@fapes.es.gov.br
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br