16/04/2020 17h17 - Atualizado em 16/04/2020 17h29

Capacitações da 3ª fase do Centelha ES e novo cronograma estão disponíveis on-line

FindesLab realiza workshop para classificados nesta sexta-feira (17) e o novo prazo para submissão dos projetos termina em 13 de maio.

Começou esta semana a terceira fase do Programa Centelha ES. Os 250 proponentes classificados na segunda seleção podem submeter a nova proposta até o dia 13 de maio. A relação dos projetos de inovação foi divulgada no site do programa e no site da Fapes e também foi publicado o novo cronograma.

Já estão disponíveis para acesso as capacitações ofertadas on-line pelo programa para esta fase. Além disso, o FindesLab oferta, nesta sexta-feira (17), um workshop por videoconferência para orientar os classificados na elaboração e submissão do plano de fomento, que é o objetivo da etapa atual.

Ao todo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) recebeu 3.556 propostas entre os dias 10 de setembro e 14 de novembro de 2019.

O resultado homologado da segunda fase foi divulgado no dia 13 de abril, com a lista dos 250 projetos que estão na próxima etapa; na primeira fase, havia sido selecionados 500 projetos.

Workshop do FindesLab

Para preparar os candidatos na última fase classificatória do Centelha ES, o FindesLab oferta um workshop on-line nesta sexta-feira (17), das 14 às 15 horas.

Nesta 3ª fase, os proponentes devem apresentar um plano de fomento, detalhando o cronograma físico financeiro da proposta e aplicação dos recursos de subvenção solicitados. O FindesLab apresentará o andamento do plano e dicas importantes para ajudar os candidatos.

Capacitações do Centelha ES

As capacitações desta nova fase já estão acessíveis on-line e abordam os seguintes temas:

Investimento e Financiamento:
O sócio da Triaxis Capital, Reinaldo Coelho, oferece dicas sobre investimento e financiamento, apresenta fontes de captação de recursos, os tipos de dívidas e suas diferenças, entre outros assuntos relacionados.
Acesso: https://youtu.be/IaPDalmCOME

Planejamento de Projetos:
A diretora de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC), Eliza Coral, apresenta conceitos relacionados ao planejamento de projetos, como identificar a complexidade dos atores envolvidos, a necessidade de recursos e outros tópicos fundamentais sobre o assunto.
Acesso: https://youtu.be/5AzMR6Q3UKk

Como cadastrar meu Projeto de Fomento:
Neste vídeo mostramos o passo a passo para cadastrar o projeto de fomento no Programa Centelha. Prepare-se e boa sorte!
Acesso: https://youtu.be/lahmg4FYDkQ

Quais benefícios?

Os empreendedores com projetos contratados terão à disposição um conjunto de benefícios, entre eles recursos financeiros por meio de subvenção econômica, para desenvolver seu negócio, capacitações e suporte para alavancar o empreendimento, e acesso a instituições de ciência, tecnologia e inovação, incubadoras e a potenciais investidores.

A iniciativa oferece recursos financeiros de até R$ 60 mil para os projetos contemplados ao final das três fases.

Participam do Centelha ES pessoas físicas ou empresas com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões com até 12 meses da criação, contados a partir do lançamento do edital.

Programa Centelha ES

Os participantes elaboraram o projeto de empreendimento, na segunda fase do Centelha ES, para implementação da ideia. Esse foi o momento no qual o proponente teve de demonstrar o potencial e a viabilidade do negócio, a fundamentação técnico-científica e mercadológica do produto, o potencial de mercado e possíveis concorrentes, entre outros aspectos, demonstrando a viabilidade da empresa nascente.

O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).


SERVIÇO:
Resultado homologado da Fase 2 do Edital 07/2019 - Centelha ES
Edital 07/2019 – Centelha ES (6ª alteração – novo cronograma)
Prazo de submissão da 3ª fase: 13 de maio de 2020


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard