28/02/2020 17h33 - Atualizado em 28/02/2020 17h35

Participantes do Centelha ES têm até domingo (1º) para enviar projeto de empreendimento

Esta será a segunda fase de avaliações, que determinará a relação dos 250 selecionados para a nova etapa.

Após participarem de uma série de treinamentos e mentorias, os 500 proponentes classificados na primeira seleção do Programa Centelha ES devem submeter a nova proposta até este domingo, 1º de março. Somente a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realizou mais de 120 atendimentos no dia 20 de fevereiro. Além disso, parceiros do programa se mobilizaram para auxiliar no desenvolvimento dos projetos a serem apresentados pelos participantes.

A Maratona de Mentoria organizada pela Fapes contou com a participação de especialistas convidados, incluindo servidores do órgão, para auxiliar os proponentes na submissão do Projeto de Empreendimento, que é a próxima fase de avaliação. Este é o momento no qual o participante deve demonstrar o potencial e a viabilidade do negócio, a fundamentação técnico-científica e mercadológica do produto, o potencial de mercado e possíveis concorrentes, entre outros aspectos, demonstrando a viabilidade da empresa nascente.

O treinamento foi ofertado a cerca de 60 pessoas na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. As sessões de mentoria tiveram duração de 15 minutos e cada projeto poderia escolher dois temas entre os seguintes: parcerias de negócios; equipes de sucesso; mercado - concorrência e clientes; modelo e estratégias de negócios; tecnologias disponíveis e produto; e plano de investimento e viabilidade financeira.

Parceiros do Centelha ES

Além da Fapes, outros parceiros do Programa Centelha ES estão empenhados em amparar os participantes e tirar dúvidas em relação ao projeto de empreendimento. Entre eles estão os núcleos incubadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em 12 municípios capixabas, como Alegre, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Venda Nova do Imigrante e em alguns campi da Grande Vitória; a Universidade Vila Velha, que preparou uma jornada de capacitações com início no dia 17 de fevereiro e que termina nesta sexta-feira (28); e o FindesLab, que realizou um grande workshop no dia 07 de fevereiro, além de oferecer outras mentorias para a fase atual.

Centelha ES recebe 3,5 mil propostas

A relação dos projetos de inovação aprovados para a segunda etapa do Centelha ES foi divulgada no www.programacentelha.com.br/es e no www.fapes.es.gov.br. Ao todo, a Fapes recebeu 3.556 propostas entre os dias 10 de setembro e 14 de novembro de 2019.
O resultado homologado da primeira fase foi divulgado no dia 06 de fevereiro, com a lista dos 500 projetos que estão na próxima etapa. Durante quase dois meses, 146 pesquisadores, professores e profissionais de notório saber realizaram as avaliações das propostas inscritas.
O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A iniciativa é operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Calendário da Fase 2 do Centelha ES

1º de março:
Fim do prazo para submeter o Projeto de Empreendimento (Fase 2)

20 de março:
Divulgação do resultado preliminar da Fase 2

30 de março:
Fim do prazo para interpor recursos à Fase 2

13 de abril:
Divulgação do resultado homologado da Fase 2


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard