24/07/2019 17h08 - Atualizado em 25/07/2019 10h43

Câmaras de Assessoramento da Fapes completam uma década de criação

Foto: Reprodução/UFJF

A nova composição dos colegiados foi divulgada em junho e conta com mais de 100 membros.

Quando a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) precisa de especialistas para analisar o mérito científico de um projeto ou emitir um parecer, por exemplo, é possível recorrer aos membros das Câmaras de Assessoramento. O colegiado completou 10 anos de criação esta semana, a partir da publicação da Lei Complementar nº 490, de 21 de julho de 2009.

Atualmente, existem nove câmaras que contam com 111 especialistas divididos por área de conhecimento. A formação mais recente foi publicada no último dia 24 de junho, referente ao mandato entre 2019 e 2021. Cada membro fica um período de dois anos na câmara, que pode ser prorrogado por mais dois, tendo de aguardar outros dois anos após o cumprimento de dois mandatos para voltar a se candidatar.

O objetivo das câmaras é avaliar as propostas apresentadas por pesquisadores a chamadas públicas de financiamento de projetos de pesquisa lançadas pela Fapes, assim como relatórios parciais e finais dos projetos selecionados.

“As Câmaras de Assessoramento são compostas por pesquisadores da comunidade científica e tecnológica do Espírito Santo escolhidos em chamada pública entre pessoas de saber reconhecido com formação acadêmica no nível de doutorado, assim como por profissionais de comprovada experiência e formação na área de conhecimento”, pontuou o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

A escolha e classificação de novos membros é baseada no mérito acadêmico, técnico-científico e na experiência profissional comprovada nas áreas de atuação e de interesse. A Diretoria Executiva da Fapes analisa os candidatos e encaminha a lista para deliberação do Conselho Científico-Administrativo da Fundação.

Os membros que atenderem a pelo menos 75% das atividades convocadas serão contemplados com a concessão de auxílio à participação em evento técnico-científico nacional, conforme especificado na Resolução nº 224, de 6 de novembro de 2018, que dispõe sobre o Regimento Interno das Câmaras de Assessoramento da Fapes.


A Fapes conta com as seguintes câmaras:
- Ciências Agrárias;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Ciências da Saúde;
- Ciências da Vida;
- Engenharias;
- Linguística, Letras e Artes;
- Ciências Humanas;
- Ciências Sociais Aplicadas;
- Inovação.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard