05/10/2010 10h18 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Câmaras de Assessoramento auxiliam as decisões da Fapes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) reuniu na semana passada, de 27 a 29 de setembro, as Câmaras de Assessoramento para fazer a análise de projetos apresentados à instituição e processos que foram finalizados. O objetivo desse conselho é avaliar as propostas apresentadas por pesquisadores para financiamento da FAPES. As Câmaras foram formadas por cinco professores na área de atuação e um suplente, sob a coordenação de Valéria Fagundes, diretora técnica da FAPES.

As propostas percorrem dois caminhos até chegar às Câmaras de Assessoramento, seguindo passo a passo até a contratação. O 1º passo foi receber as propostas enviadas por e-mail. O 2º passo, a fase de análise técnica e habilitação das propostas, que é feita pela Gerência de Ensino Superior e Capacitação de Recursos Humanos (GECAP) e por fim, chega às Câmaras Assessoramento. Após passar por essas etapas, o projeto é julgado com base na planilha de avaliação, formulário 7a, pré-divulgada junto com o editorial. A partir desse momento o projeto é organizado por ordem de classificação, feito pela equipe técnica e por fim, as propostas selecionadas, são levadas para a Direção Executiva (DIREX) da FAPES, que aprova a contratação.

Foram avaliados 47 projetos iniciais e na oportunidade, também foram analisados e arquivados 12 relatórios finais de projetos anteriores. Segundo a Diretora Técnica Científica da FAPES, Valéria Fagundes, “a principal importância das Câmaras de Assessoramento, é homogeneizar, padronizar os processos de julgamento, retirando o componente subjetivo e destacando a visão coletiva nas análises das propostas.” Afirmou.

Uma das professoras responsáveis pela análise, na área de ciências humanas e sociais aplicadas, Maria Cristina Dadalto disse que “algumas, das várias importâncias de se compor uma Câmara de Assessoramento, é de poder acompanhar de perto o desenvolvimento científico do estado e agregar conhecimentos para a vida profissional.”

As câmaras são compostas por representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa, conforme os detalhes abaixo:

ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Maria Cristina Dadalto / UVV-Titular