25/11/2011 14h44 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Bolsistas de Iniciação Científica Júnior apresentam seus projetos

Durante toda a tarde desta sexta-feira (25) será realizado, em São Mateus, o Seminário de avaliação final dos projetos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, o PICJr.

Este é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) que visa, por meio de projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica, orientar alunos das escolas da rede pública municipal, estadual e federal sediadas no Estado. O objetivo é despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar potenciais talentos, na busca de recursos humanos de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

Ao todo, serão apresentados dezesseis projetos, todos desenvolvidos na região Norte do Estado. Eles foram desenvolvidos por jovens do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública de ensino, sob a orientação de um monitor e coordenação de um professor pesquisador de instituições de ensino superior e/ou pesquisa do Espírito Santo.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, concedeu entrevista à imprensa local e, na abertura do evento, destacou como programas como este são fundamentais para permitir o acesso de jovens à ciência e tecnologia.

“O PICJr é algo com o qual vocês, jovens, têm a oportunidade de se desenvolver e crescer profissionalmente. O governador Casagrande investe nesses programas porque sabe que eles permitem o crescimento educacional, tanto profissional, quanto técnico e superior de todos vocês.”

O secretário anunciou ainda outros investimentos e oportunidades que o Governo do Espírito Santo tem planejado, visando atender aos jovens do ensino médio, fundamental e técnico.

“Nesta quarta-feira, lançamos mais um edital do Programa NossaBolsa, são 1.234 vagas, e muitos de vocês podem participar. O NossaBolsa, o PICJr são ações do Governo voltadas para incentivar e valorizar vocês jovens da rede pública. Em dezembro, lançaremos mais um edital do PICJr, com 500 bolsas, porque nós vemos aqui hoje, como esses programas são importantes e que através de incentivo e investimento, vocês são capazes de fazer pesquisa, ciência, tecnologia e inovação de qualidade.”

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, ressaltou a importância de envolver todo o Espírito Santo nestes programas, promovendo o desenvolvimento por todo o Estado.

“Além deste, teremos outro seminário de avaliação dos projetos do PICJr em Alegre, no dia 1º de dezembro. O mais importante é ver que são alunos da rede pública que fazem parte de projetos que estudam assuntos que estão em pauta no mundo todo, como o câncer, e também que atingem diretamente a região em que vivem, como a qualidade da água do rio Cricaré.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard