31/03/2011 07h38 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Bolsista do Programa Nossa Bolsa se torna Campeão Estadual de Xadrez

O Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Anilton Salles Garcia, recebeu na manhã desta quarta-feira (30) a visita do bolsista do programa Nossa Bolsa, Felipe dos Santos Lopes, para parabenizá-lo por sua vitória e ter se tornado campeão Estadual de Xadrez.

Bolsista do programa do Governo do Estado no curso de Matemática e destaque no xadrez com apenas 18 anos, Felipe ressaltou a mudança que houve em sua vida após receber o incentivo. “O Programa Nossa Bolsa foi fundamental na minha vida. Eu não tinha perspectiva de cursar uma faculdade. Esse programa abriu meus horizontes e hoje tenho uma feliz realidade. Faço um curso de graduação e futuramente pretendo dar aulas e, é claro, continuar praticando Xadrez”.

Felipe veio até a Fundação, acompanhado pelo seu técnico e Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Charles Moura Neto, que também falou sobre os benefícios do Programa para tantas outras pessoas do interior de nosso Estado. “O Nossa Bolsa muda realidades sociais. Pessoas que não teriam condições de fazer um curso superior, através desse programa conseguem ter certamente uma ascenção social, cultural, cognitiva e intelectual”.

Mas quem acha que a vida de Felipe é fácil, está enganado. Além de ter que manter boas notas para garantir sua bolsa até o final do curso, para ser um campeão do xadrez, são necessárias ainda muitas horas de treino, pesquisas, anotações, leitura e resolução de problemas. “Se eu quiser melhorar e ser um grande jogador, tenho que estudar muito. Xadrez não é só um jogo de tabuleiro. Preciso sempre fazer pesquisa de jogos e jogadas em bancos de dados, testar hipóteses, fazer muitas anotações, procurar problemas e respaldar problemas”.

Quanto ao curso de Matemática, Felipe, como num bom jogo de xadrez, já tem um plano: “Vou me formar, ser professor de Matemática e ensinar aos meus alunos a serem bons em raciocínio”.

Feliz com o encontro, o Diretor-Presidente da Fundação, Anilton Salles Garcia, afirmou que Felipe é uma grata surpresa para a Fapes, e que espera que ele seja tão bom em seu curso de graduação, como ele é no Xadrez.

Assessora de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES