05/07/2013 14h39 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Bolsista do NossaBolsa é selecionado no programa Ciência Sem Fronteiras

Selecionado para cursar Engenharia Mecânica na Faculdade do Centro Leste (UCL), no período noturno, com bolsa integral do Programa NossaBolsa do Governo do Espírito Santo, o universitário Jeanderson Alves Lírio realizou mais um sonho: foi aprovado em uma seleção nacional realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para estudar, por um ano, em uma universidade nos Estados Unidos, por meio de uma bolsa de estudos do Programa Ciências Sem Fronteiras.

A viagem para os Estados Unidos está prevista para agosto deste ano e o universitário relata a importância do Programa NossaBolsa para ele e sua família. “Sem a bolsa de estudos oferecida pelo Governo do Espírito Santo eu não teria condições de fazer um curso superior, e principalmente de engenharia que sempre foi meu sonho. Sei que com o curso concluído vou ter uma profissão privilegiada e poder ajudar minha família”, afirma.

O bolsista, que também foi aprovado, para o período diurno, no curso de engenharia oferecido pela Universidade Feral do Espirito Santo conta que não teve condições de estudar na Ufes, por não conseguir conciliar o seu horário de trabalho com a faculdade. “Até me matriculei e fiz um período com muito esforço, porém depois do primeiro semestre ficou impossível continuar” , conta.

Jeanderson relata que graças à bolsa ofertada pelo Governo do Espírito Santo, teve a oportunidade de se candidatar ao Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal. “Quando fui selecionado para bolsa de 100% foi um sonho realizado, já que a carga horária do curso de graduação na instituição particular era mais acessível e permitia eu trabalhar. Hoje, graças ao curso tenho um estágio que me traz experiência e sustento. Mas, principalmente, criou uma oportunidade única que vai ser estudar no exterior possibilitando um currículo mais rico, me tornando um profissional melhor.” conclui.

Programa Ciências Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq e Capes, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

A bolsa para graduação pode ter duração de 12 meses, podendo estender-se até 18 meses quando incluir curso de idioma. Para se candidatar é preciso ser classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009, possuir bom desempenho acadêmico, ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação.

Programa NossaBolsa

O Programa NossaBolsa, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo que concede bolsas de graduação em instituições de ensino superior privadas, localizadas no Estado.

Para se inscrever no Programa NossaBolsa o aluno deve atender os seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública no Estado, ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas do Enem, não ter diploma de graduação e atender aos critérios de renda per capita familiar inferior a três salários mínimos. A classificação do candidato é feita através da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)

Assessoria de Comunicação – FAPES
Mariana de Araujo Santanna