19/02/2013 11h53 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Bolsas de mestrado e doutorado para servidores estaduais

Servidores públicos estaduais que desejam se especializar podem concorrer a bolsas de mestrado ou doutorado, disponibilizadas pelo Governo do Espírito Santo. A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes) lançou dois editais que distribuem bolsas de pós-graduação aos servidores do Estado a fim de melhorar sua qualificação profissional.

O edital referente à Bolsa Servidor Mestrado ainda está recebendo propostas em regime de fluxo contínuo (a seleção só termina quando todas as vagas forem preenchidas). Podem concorrer servidores públicos estaduais efetivos que desenvolvam atividades de ensino ou pesquisa em sua instituição de vinculação.

Das 10 bolsas disponíveis, divulgadas no dia 11 de setembro de 2012, foram recebidas cinco propostas e duas foram aprovadas nessa primeira divulgação de resultado no dia 14 de fevereiro de 2013.

Após ser aprovado em qualquer programa de pós-graduação reconhecido pela Capes, o candidato deve ter parecer favorável de afastamento da Secretaria ou Órgão Público no qual está vinculado para realização do mestrado e a localização do curso onde será desenvolvida a capacitação deve ser, no mínimo, a 100 quilômetros do local de residência do servidor. Os critérios estão especificados no edital Fapes N° 013/2012- Bolsa Servidor Mestrado.

Também há oportunidade para bolsas de doutorado destinadas ao servidor público, Edital Fapes N°012/2012 Bolsa Servidor Doutorado. Das 10 bolsas disponíveis, três já foram preenchidas.

Segundo o diretor-presidente da Fapes Anilton Salles Garcia “essa ação está em perfeito alinhamento com um dos Eixos Estratégicos do Governo do Estado: valorização do servidor público estadual, além de contribuir para aumentar a eficiência da máquina pública estadual possibilitando a prestação de melhores serviços aos cidadãos.” Ainda, segundo Anilton, a busca por uma melhor qualificação dos servidores públicos estaduais contribui para melhor preparar a administração pública no enfrentamento dos desafios atuais e futuros.

Mais Informações:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo