27/08/2019 17h08

Nova chamada para Bolsa TCC está aberta até 4 de outubro

Edital da Fapes apoia trabalhos de conclusão de curso para estimular o empreendedorismo e a inovação.

Pela segunda vez, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abre inscrições para conceder apoio a trabalhos de conclusão de curso. Trata-se de mais uma chamada do Bolsa TCC (Edital 001/2019), que recebe propostas até 4 de outubro por meio do Sistema de Informação e Gestão (SigFapes). Serão até 370 selecionados para receber uma ajuda de custo de R$ 400 para fazer o trabalho final de graduação com a temática voltada ao empreendedorismo e à inovação.

“Com essa modalidade de bolsa, vamos estimular o interesse pela inovação e pelo empreendedorismo no ensino superior, principalmente em alunos que estão concluindo a graduação e prestes a entrar no mercado de trabalho. Nossa intenção é apoiar ideias desenvolvidas com conhecimento técnico e científico e fomentar, dessa forma, o espírito empreendedor”, declara o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes.

Para participar, é necessário estar cursando o penúltimo ou último semestre, além de estar devidamente matriculado na disciplina do TCC ou projeto de graduação, e com orientador já definido. A Fapes – autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – vai oferecer o auxílio por um período de até cinco meses.

Quem trabalha também pode

É muito difícil um edital de fomento destinar bolsa até para quem tem alguma fonte de renda, como trabalho ou estágio. Mas o Bolsa TCC está aberto para os que estão nessa situação. Apesar de valer para quem já trabalha ou faz estágio, não serão aceitas inscrições dos já beneficiados por outro tipo de bolsa.

“Não permitimos acúmulo desses auxílios. Quem é bolsista de iniciação científica, de extensão ou de apoio técnico, por exemplo, não está apto a concorrer. Mas, se a pessoa é assalariada, independentemente, do tipo de vínculo, pode se cadastrar no nosso sistema e enviar sua proposta”, explicou Luciana de Paiva, gerente de Desenvolvimento e Inovação da Fapes.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes