02/03/2011 12h28 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Aula inaugural do Programa NossaBolsa foi um show de motivação

Mais de mil estudantes participaram da aula inaugural do Programa NossaBolsa, na manhã desta quarta-feira(02), no Centro de Convenções de Vitória. O programa, que é considerado um projeto estratégico pelo Governo do Estado, é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e gerenciado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O evento se transformou num show de riso e motivação com a palestra “Sucesso: a arte de realizar sonhos”, do Professor Pachecão, convidado especialmente para a ocasião.

A aula foi prestigiada por muitas autoridades de Estado, destacando o governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira, os secretários de ciência e tecnologia, Jadir Pella; de Planejamento, Guilherme Pereira; de Educação, Klinger Barbosa; o presidente da Fapes, Anilton Sales Garcia, além de diversos representantes das faculdades particulares e instituições de ensino e pesquisa do Estado.

O edital 2011 do Programa NossaBolsa contemplou 1134 estudantes com financiamento do ensino de nível superior em 56 cursos, distribuídos em 32 instituições particulares de 17 cidades. Com esses novos estudantes, o Programa completa, ao todo, o número de seis mil alunos atendidos desde a sua criação, em 2006.

Jadir Pella.Jadir Pella. Estudantes benenficiados pelo programa.Estudantes benenficiados pelo programa.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, o mais importante é destacar este momento, estratégico para o Estado e fundamental para os estudantes. “É uma nova fase na vida dos alunos, uma nova fase do Estado do Espírito Santo e tudo isso requer empenho e dedicação para que alcancemos os melhores resultados. Por isso, estudem muito!”, disse Jadir, dando as boas vindas aos calouros.

O governador Renato Casagrande chamou a atenção dos alunos para o fato de terem no programa Nossa Bolsa, uma opção de formação pessoal e profissional. “Vocês tiveram a chance de serem selecionados na faculdade, passaram com mérito também pela seleção da Bolsa e precisam aproveitar essa chance. Dediquem-se e usem esse incentivo para construir um futuro melhor para si e para a as suas famílias”, disse.

O governador participou da aula inaugural.O governador participou da aula inaugural.

Para Casagrande, ainda, o programa representa bem um dos focos principais de atuação do Governo, que é levar o desenvolvimento e as oportunidades a todas as regiões do Estado. “Nossos jovens do interior, com o programa, têm as mesmas oportunidades de ingressar numa instituição de ensino superior e essa iniciativa é uma das ferramentas que manteremos em funcionamento para promover a redução das desigualdades regionais”, explicou o governador.

Estudantes benenficiados pelo programa.Estudantes benenficiados pelo programa. Estudantes benenficiados pelo programa.Estudantes benenficiados pelo programa.

Durante a solenidade, o estudante do curso de Medicina da Emescam, Augusto Ribeiro de Jesus foi homenageado pela conquista da melhor nota no processo seletivo. Ele agradeceu ao governo do Espírito Santo pela oportunidade. “Graças a este projeto estou começando a realizar meu sonho de ser médico”, afirmou Augusto.

Para muitos estudantes, o programa proporciona uma chance única. Como afirma a estudante Géssica Matos, 24, da Faculdade de Aracruz: “eu não faria faculdade nenhuma se não tivesse esse programa. Isso é muito importante”, disse.

Palestra

O Professor Pachecão abordou o tema “Sucesso: a arte de realizar sonhos”.O Professor Pachecão abordou o tema “Sucesso: a arte de realizar sonhos”.

Palestra – A palestra motivacional “Sucesso: a arte de realizar sonhos”, realizada pelo professor Pachecão foi um show à parte. Reconhecido pela realização do “Show de Física” em diversas cidades brasileiras, aliando aulas ao rock and roll,

Pachecão agradou a todos pela forma irreverente e divertida de falar sobre a realização de sonhos. Durante sua palestra, o professor utiliza os conceitos da física e suas experiências de vida e na sala de aula para explicar importantes temas da gestão de empresas, do relacionamento humano, da educação e do meio ambiente. “Foi a melhor palestra que já ouvi na minha vida”, garante a estudante Raiani Hoffmambold, 16, caloura de pedagogia da Faculdade da Região Serrana (Farese).

Assessor de Comunicação Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT Nides Freitas
nides@sect.es.gov.br
www.sect.es.gov.br

Assessora de Comunicação Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES