11/03/2010 13h05 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Aula inaugural do Programa NossaBolsa emociona alunos e gestores públicos

Os estudantes do ensino público que foram contemplados com bolsa de estudos de nível superior pelo Governo do Estado, através do Programa NossaBolsa, participaram emocionados da aula inaugural no Centro de Convenções de Vitória. Mais de 1500 alunos foram selecionados para o exercício do projeto em 2010, através das notas conquistadas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A aula inaugural nesta terça-feira(09), contou com a presença do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, do secretário de Educação Haroldo Correa Rocha, do presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, do presidente do Sindicato das Instituições de Ensino Particular do Espírito Santo, Antonio Eugênio Cunha, além de professores, pais e convidados dos alunos para a solenidade.

Os estudantes beneficiados fizeram um ambiente festivo no Centro de Convenções. O secretário Paulo Foletto afirmou aos alunos que “aquilo que vocês vão aprender a partir do momento em que aceitaram este desafio, em breve será fundamental para a construção de mais uma etapa do novo Espírito Santo que queremos. Este Estado estará em suas mãos. É importante que vocês estejam preparados ”.

O secretário Paulo Foletto também reforçou que este é um passo importante da Secretária de Ciência e Tecnologia para aumentar a nossa capacidade de produção científica. “Estamos vivendo profundas mudanças em nosso padrão de produção. Iniciativas como o Programa NossaBolsa, além das outras ações de capacitação da Secretaria são fundamentais para o desenvolvimento do Estado a partir do investimento nas pessoas”, disse Paulo Foletto.

Convidado para proferir a aula inaugural, o secretário de Estado de Educação, Haroldo Correia Rocha, lembrou de sua tradição didática no curso de economia da Ufes e informou dados importantes da história econômica do Estado, que formaram, inclusive, o pensamento filosófico do capixaba. “Assim como o café mudou o eixo da economia capixaba, gerando mais exportações, queremos mudar novamente, investindo em capital humano. Queremos que o Espírito Santo seja um grande exportador de talentos. E é através de programas como o NossaBolsa que isso será concretizado”, ensinou Haroldo.

A estudante Jhoucely Runge, do curso de Petróleo e Gás na Faesa, agradeceu pela oportunidade. “ Sou de Laranja da Terra e a primeira pessoa da minha família a entrar numa faculdade. Isso é muito gratificante”, disse Jhoucely.

Dentre muitos estudantes radiantes, um casal se mostrava particularmente realizado. Há alguns meses Alexandre Santos e Josiane Alves Santos, decidiram mudar de vida e passaram a estudar juntos na esperança de conquistar uma bolsa de ensino superior. Ele conseguiu passar em Letras na faculdade Saber e ela faz o mesmo curso na faculdade Cesat, na Serra. “Planejamos o nosso crescimento na vida e agradecemos ao apoio do Governo do Estado na realização deste plano. Vamos crescer junto com o Estado”, disse Alexandre.

ESTUDANTE DE COLATINA É HOMENAGEADA
O Governo do Estado prestou homenagem à estudante Roberta Roldi pelo mérito de ter alcançado a maior nota no processo seletivo do Programa Nossa Bolsa. Roberta fez 766 pontos e passou para o curso de Medicina na Emescam.

Natural São Roque, tendo estudado no Instituto Federal do Espírito Santo, em Colatina, a estudante expressou sua emoção com entusiasmo. “Fico muito feliz. Toda a minha família ficou muito honrada e orgulhosa com o meu desempenho e a aprovação no Programa NossaBolsa. Um dia serei médica e vou retribuir ao meu Estado com bons serviços”, disse.

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides Alves de Freitas