Mais de 40 projetos desenvolvidos por alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual, por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), foram apresentados nesta semana, no Seminário de Avaliação Final do Programa de Iniciação Científica Júnior.
Os Seminários foram realizados na segunda-feira (26) em Colatina, terça-feira (27) em São Mateus e nesta sexta (30) em Vitória, avaliando as pesquisas realizadas entre 2011 e 2012 pelos mais de 300 bolsistas do Programa.
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Fapes, Anilton Salles Garcia, falou sobre o aumento de investimento do Governo no Programa.
“O Governo do Estado tem investido no Programa visando atender à alta demanda de propostas recebidas e, além disso, buscando proporcionar o desenvolvimento do Estado, por meio da popularização do conhecimento, da ciência e da tecnologia.”
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela, destacou que os bolsistas podem contar ainda com outras oportunidades ofertadas pelo Governo do Estado, como o Programa NossaBolsa, que está com inscrições abertas até o dia 21 de dezembro.
“Muitos alunos da rede pública já estão concluindo o ensino médio e o PICJr é a porta de entrada desses estudantes no mundo acadêmico. Outro Programa voltado para esse público é o NossaBolsa, que está ofertando 2.018 vagas em faculdades particulares, dedicadas a quem cursou todo o ensino médio na rede pública.”
A bolsista Fernanda Tavares, 17, aluna do Ifes de Guarapari, participou do projeto que analisou o impacto do programa bolsa família na educação das crianças e jovens pertencentes às famílias beneficiadas no município de Guarapari. Para ela, a experiência de participar de um projeto de pesquisa foi gratificante.
“Eu já estava procurando me envolver um pouco mais com a escola e gostei muito de participar desse projeto, pude aprender bastante com as orientações da coordenadora e a bolsa também é um bom incentivo.”
A professora Roberta Simões, coordenadora do projeto “Orientação dos tomadores de crédito do Banco Bem”, orientou cinco alunos da EEEFM Carlos Xavier Paes Barreto e também um monitor. Ela destaca que é desafiador envolver todos os atuantes no desenvolvimento do projeto, e que o resultado é a participação dos bolsistas no projeto.
“Os alunos participantes têm a oportunidade de participar desses projetos e ganhar conhecimentos científicos, acadêmicos, mas não é só isso: eles também desenvolvem habilidades necessárias no dia a dia, como o comprometimento, a responsabilidade e aprendem a falar em público.”
PICJr
O Programa de Iniciação Científica Júnior é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais de 300 alunos da rede pública de diversas regiões do Estado receberam uma bolsa mensal para participar de um dos 55 projetos aprovados no edital 11/2011.
O programa busca, por meio de apoio a projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica, orientar os alunos despertando vocações e incentivando talentos potenciais na busca de recursos humanos de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.
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