03/07/2014 14h53 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Alunos da rede pública da Serra poderão participar de iniciação científica

Com o objetivo de atrair jovens do ensino fundamental da rede pública de ensino do município da Serra para o mundo das Ciências, a Fapes e a prefeitura local assinaram, nessa quinta-feira (03), o primeiro termo de cooperação para o Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr).

O PICJr, conhecido também como Pesquisador do Futuro, - que há anos vem despertando a vocação em vários jovens capixabas para a ciência, tecnologia e inovação - esse ano está com novidades. Na manhã desta quinta-feira (03) foi assinado um termo de cooperação entre a Fapes e a Prefeitura da Serra onde a rede municipal de ensino poderá ter dez projetos contratados no próximo edital do PICJr, que está previsto para agosto de 2014.

Nesse edital poderão ser contratados até 84 projetos, sendo que dez serão exclusivos da Serra, com o valor total de R$ 13 milhões. Para o edital desse ano há outra novidade na qual o professor da rede municipal da disciplina relacionada com o projeto de pesquisa será o tutor dos estudantes, tendo direito a uma bolsa mensal de R$ 500.

Segundo Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico do município, “a Serra faz questão de abraçar esse programa de iniciação cientifica, que só trará a evolução do município, e tenho certeza que irá nascer desses projetos cidadãos de bem, preparados para um futuro promissor em busca de uma sociedade melhor”.

“O PICJr é um programa tratado com muito carinho dentro da Fapes, porque é com ele que vamos ter a oportunidade de trabalhar a ciência, tecnologia e inovação com nossos jovens cidadãos capixabas, despertando a vocação dos alunos para a ciência, criando e dando a oportunidade para futuros e brilhantes pesquisadores. A participação do município da Serra hoje é inédita e primordial para a evolução do programa e, com essa parceria, podemos melhor atender o Estado e suas necessidades, assim mostrando a importância que o Governo dá para o ensino de base”, declarou o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia.

PICJr – Pesquisador do Futuro

É um programa de bolsas que pretende atrair jovens estudantes do ensino fundamental e médio para o mundo das ciências, com a possibilidade de vivenciar a realidade do ambiente universitário e, assim, despertar a vocação científica e o interesse em dar continuidade aos estudos e futuramente o ingresso no ensino superior.

Em 2014, o PICJr está sendo desenvolvido pela Fapes, em parceria com o CNPq e a Prefeitura da Serra, cada um financiando um tipo de apoio ao programa.

O PICJr se baseia em um projeto de pesquisa, que será coordenado por um pesquisador de uma universidade ou faculdade, com atividades desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental ou médio de uma escola pública.

Um professor da escola pública, da disciplina relacionada como projeto de pesquisa, será o tutor dos estudantes e auxiliará na execução das atividades do projeto e na atualização do conhecimento teórico a respeito do tema a ser desenvolvido.

As atividades dos estudantes também serão acompanhadas por estudantes de graduação de uma universidade ou faculdade, que atuarão como monitores do projeto.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna