02/01/2012 08h17 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Ações 2011: Projetos de pesquisas recebem R$ 32 milhões em 2011 do Governo do Estado.

Em 2011, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), investiu um valor estimado de R$ 32.887.800,00 no lançamento de 20 editais para apoio a projetos de pesquisa científica, técnica e de inovação, além de bolsas para formação e capacitação profissional. A meta é ofertar mais de 150 mil vagas de formação técnica em diversas áreas prioritárias para o Espírito Santo até 2014.

O diretor-presidente da Fundação, Anilton Salles Garcia, comemora os resultados e destaca o esforço em realizar parcerias para um maior incentivo às pesquisas capixabas.

“Este ano, nós buscamos estabelecer novos parceiros. Além do CNPq, lançamos editais em conjunto com a Secretaria de Turismo e com Instituições Francesas, como o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). A intenção é proporcionar avanços para o cenário de pesquisa no Estado, de modo que os investimentos reflitam em melhorias não só para os pesquisadores e os centros de pesquisa, mas principalmente para toda a sociedade capixaba”, disse o diretor da Fapes.

Os editais citados ainda estão com inscrições abertas. O de cooperação da Fapes, com diversas outras Fundações de Amparo à Pesquisa do país e os institutos franceses recebe inscrições até o dia 1º de março de 2012.

Os interessados no edital para pesquisa sobre o potencial turístico da Região Metropolitana, promovido pela Fapes junto à Secretaria de Turismo, têm até o dia 28 de fevereiro para submeter suas propostas. O investimento total é de R$ 1 milhão e os projetos devem estudar os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Fundão, Cariacica e Viana.

Formação de Recursos Humanos

A Fapes lançou quatro editais em 2011 de concessão de bolsas de mestrado e doutorado em instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas, sediadas no Espírito Santo. Estes editais visam apoiar a formação de recursos humanos qualificados e a consolidação de cursos de pós-graduação.

Ao todo, foram ofertadas 30 bolsas de doutorado e 180 bolsas de mestrado. Além disso, a Fapes ofertou R$ 576 mil em bolsas de pós-graduação aos servidores públicos estaduais, de modo a impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

A Fundação de Amparo à Pesquisa promoveu editais que atendem também a alunos da rede pública de ensino fundamental e médio do Estado.

O edital do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr.), ofertou até 563 bolsas para os alunos de nível fundamental e médio. O investimento de R$1.234.800,00 busca despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar potenciais talentos, na busca de recursos humanos de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Outro programa de sucesso entre os jovens é o NossaBolsa. Desde que foi criado, em 2006, o programa já atendeu quase sete mil alunos em todo o Estado. O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que fornece bolsas de graduação em faculdades privadas do Estado a alunos com renda per capita familiar de até três salários mínimos. O investimento no edital de 2011 é de R$ 6,5 milhões. Ao todo, são 1.234 bolsas de estudos em 44 cursos de nível superior, com oportunidades em 34 Instituições de ensino superior do Espírito Santo.

Mais informações sobre as formas de apoio e editais no site: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Fapes