19/09/2012 07h36 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Abertas inscrições para concorrer a editais da Fapes

Pesquisadores, empresários, servidores e estudantes já podem concorrer aos editais lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em setembro. Ao todo, serão R$ 16,2 milhões investidos em bolsas para estudos e pesquisas.

Entre os editais abertos estão dois, criados este ano, que visam atender aos anseios da comunidade acadêmica capixaba e buscar mecanismos de aperfeiçoamento para o aumento da produção do conhecimento no Estado: edital Bolsa Pesquisador Capixaba e edital Taxa de Pesquisa.

Com a criação da Bolsa Pesquisador Capixaba pretende-se estimular o aumento da produtividade dos pesquisadores e aumentar o número de capixabas bolsistas de produtividade no CNPq. O edital disponibiliza R$ 1.440.000,00 para contratação de até 50 bolsas, com duração de até 36 meses. As propostas devem ser submetidas até o dia 26 de outubro.

A bolsa de produtividade destina-se a pesquisador doutor de instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo, com destacada produtividade entre seus pares, que não receba bolsa de outra agência de fomento, e visa valorizar e estimular a produção científica e atuação do pesquisador como agente polarizador e nucleador do desenvolvimento técnico-científico no Espírito Santo.

Uma outra novidade é a Taxa de Pesquisa, criada pela Fapes visando apoiar financeiramente o desenvolvimento de atividades de pesquisa e, consequentemente, aumentar e estimular a competitividade dos pesquisadores do Espírito Santo por meio do aumento de sua produtividade. Serão disponibilizados até R$ 1.080.000,00, totalizando 50 taxas de pesquisa, com duração de até 36 meses.
Bolsas de Mestrado e Doutorado
Os editais de Mestrado e Doutorado oferecem juntos 300 bolsas e totalizam R$ 12.240.000,00. As inscrições das propostas deverão ser feitas até o dia 30 de outubro pelo coordenador de Programa de Pós-Graduação stricto sensu reconhecido pela Capes de Instituições de Ensino Superior (IES), pública ou privada, localizadas no Espírito Santo.

No edital de Doutorado, são ofertados 50 bolsas de Doutorado e 50 taxas de bancada, recurso destinado ao financiamento de atividades relacionadas estritamente à programação acadêmica e pesquisas, por até 48 meses. O investimento neste edital é de R$ 5.760.000,00 sendo R$ 960.000,00 para contratação de taxas de bancada.

Já o edital de Mestrado, destina R$ 6.480.000,00 à contratação de 200 bolsas de mestrado, que terão vigência de até 24 meses. Os dois editais visam apoiar a formação de recursos humanos qualificados, a consolidação de cursos de pós-graduação e o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

Bolsas de apoio técnico

Visando apoiar a execução de atividades técnicas especializadas, melhorar o desenvolvimento de atividades científicas desenvolvidas em coleções científicas (zoológicas, herbários, microbiológicas, museus, acervos, etc.) ou laboratórios de pesquisa multiusuários de instituições de ensino, pesquisa ou desenvolvimento, públicas ou privadas, localizadas no Estado, a Fapes lançou o edital de bolsas de apoio técnico.

O recurso deste edital é da ordem de R$ 1.440.000,00, que concederá até 50 bolsas de apoio técnico, nível superior, com duração de até 24 meses. A data limite para submissão das propostas é 31 de outubro.

O governador Renato Casagrande, que esteve presente à cerimônia de lançamento no início do mês, destacou que os investimentos anunciados são fundamentais e definidores do futuro do Espírito Santo, contribuindo para fortalecer o Estado no cenário nacional e internacional.

“Esses editais representam o nosso reconhecimento da relevância que têm o ensino e a pesquisa, e por isso, investimos na formação, na qualificação e também apoiamos o desenvolvimento de pesquisa. Com essas novas chamadas públicas, atendemos a diversas frentes solicitadas pela população capixaba, como o conhecimento e a inovação, e a logística e o incentivo ao desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação, dentro também dos objetivos do Proedes, nosso Programa de Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou o governador Casagrande.

Os editais estão disponíveis no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
3636 1853 - 9900 3774